Pesquisa Web

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PPPs Mineiras Mostram ao Brasil Gestão Pública Eficiente

Aécio Neves, senador do PSDB-MG, defende as Parcerias Público-Privadas como um importante instrumento de desenvolvimento nacional, pois “aumentam a eficiência da implantação e da gestão de infraestrutura, com claro foco nos resultados, permitindo que os recursos públicos sejam investidos nas áreas prioritárias para a população”. A afirmação foi feita em artigo publicado no jornal O Tempo, em 22 de dezembro de 2012, a propósito da entrega das obras de reforma Mineirão, feita por PPP. 

Aécio lembrou, em seu texto, que Minas é pioneira no Brasil no estabelecimento de PPPs. “Já em 2003, quando o assunto ainda era tabu na administração pública brasileira, o governo estadual adotou o modelo e o colocou em prática, confiante na sua importância para modernizar as formas quase arcaicas de se gerar e operar infraestrutura, com seus tradicionais atrasos e sobrecustos”, diz o ex-governador. Minas é hoje o estado com o maior número de contratos de PPP assinados, gerando benefícios fiscais, além de ganhos de qualidade nos serviços. 

O senador destaca que a iniciativa enfrenta resistências: “Um dos obstáculos que as PPPs, de forma residual, ainda encontram é de natureza ideológica, com base numa maneira simplista e maniqueísta de ver o mundo. No discurso, o PT satanizou as PPPs, assim como ainda faz com as privatizações, embora, na prática, tenha agora optado por elas ao decidir entregar à iniciativa privada rodovias e aeroportos”

Aécio ressalta o reconhecimento internacional que o modelo mineiro obteve, quando o governador Anastasia recebeu o Prêmio de Melhor Programa de PPPs do Mundo em 2012, concedido, em outubro, pela revista britânica "World Finance". As PPPs representam em Minas “a vitória do planejamento contra o improviso, da visão de futuro contra o imediatismo, da entrega de resultados contra as promessas meramente eleitoreiras”, avalia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário