Pesquisa Web

segunda-feira, 16 de março de 2009

Anastasia presente na homenagem a Lúcia Casasanta


Agencia Minas












O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou da comemoração do centenário de nascimento e da inauguração do busto em homenagem à professora Lúcia Casasanta, nesta segunda-feira (16). A cerimônia foi realizada no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), em Belo Horizonte, onde a peça de bronze ficará permanentemente exposta. “O exemplo de Lúcia Casasanta é ímpar. O seu papel na educação mineira é muito importante. É uma homenagem singela, mas plena de significados, porque ela ficará aqui na maior casa de educação mineira, que é o Instituto de Educação, pleno de simbolismo, no hall de entrada a inspirar os atuais e os futuros professores na missão de educar”, declarou o vice-governador Anastasia.


Autora de várias obras, Lúcia Casasanta é, principalmente, conhecida pela série de livros As mais belas histórias, publicada e adotada nas escolas durante toda a segunda metade do século 20, para o ensino da leitura nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. O livro foi organizado pela educadora a partir dos contos utilizados em sala de aula para alfabetização das crianças e fez parte da formação de várias gerações.

“Ao comemorarmos o centenário de Lúcia Casasanta, Minas Gerais está completamente comprometida com a aprendizagem da leitura, com a alfabetização de nossas crianças. Esse centenário veio apenas aumentar nosso compromisso, quando lembramos das gerações passadas que fizeram muito e fizeram bonito pela educação de Minas Gerais. Nós e seus familiares, que nos consideramos herdeiros dessa tarefa da Lúcia Casasanta, nos sentimos estimulados a continuar esse trabalho”, disse a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães, ao estimular as crianças presentes a aprenderem com alegria e com a descoberta da leitura.

“O Instituto de Educação orgulha-se de receber o busto de dona Lúcia Casasanta, considera-se homenageado e compromete-se a honrar a história da querida educadora apresentando-a às novas gerações”, declarou a diretora do IEMG, professora Marília Sarti. A professora Lúcia revolucionou o ensino mineiro com sua atuação como precursora do método global de alfabetização, que se tornou o principal recurso pedagógico para centenas de instituições no país. Lúcia Casasanta despertava em suas alunas o espírito científico da pesquisa e da fundamentação teórica na prática pedagógica, motivo do significativo avanço no desenvolvimento do ensino da leitura em Minas Gerais.

“Ela teve o mérito de assumir a carreira de professora como vocação, adorar o trabalho que fazia e dedicar-se a ele, escrevendo histórias com personagens que hoje povoam a cabeça de muita gente. A vida dela era a família e a educação e nisso ela foi revolucionária ao extremo”, lembrou o filho da professora Lúcia Casasanta, Nuno Monteiro Casasanta.


Casasanta atuou na Escola de Aperfeiçoamento, mais tarde transformada em Curso de
Administração Escolar e, por fim, no Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais, atual Faculdade de Educação da UEMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário