Pesquisa Web

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tradição do artesanato mineiro terá estande na Superagro






Durante a Superagro, que será realizada no Expominas, em Belo Horizonte, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) promove a divulgação e a venda de um variado leque de peças de artesanato, produzido por alunos dos cursos de capacitação da entidade. O Senar Minas é vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), que promove a Superagro junto com o Governo de Minas. O estande estará aberto ao público no período de 4 a 7 de junho, das 12h às 22h. No domingo (7), funcionará das 10h às 22h.



O Senar Minas tem o objetivo de promover a capacitação do produtor, do trabalhador rural e de suas famílias. A instituição realiza gratuitamente cursos, treinamentos, seminários, palestras e uma série de outros eventos que têm a finalidade de profissionalizar e melhorar a qualidade de vida da população rural. Os cursos, nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, são realizados em parceria com as entidades conveniadas que, na maioria das vezes, são os sindicatos dos produtores rurais.



Neste ano, os artesãos capacitados pela entidade vão apresentar peças de artesanato utilitário, alimentação (doces, pães, embutidos e defumados) e vestuário.



Fibras de açaí


Dirce Lago, 47 anos, ex-aluna do Senar Minas, afirma que está acelerando a produção para a Superagro. Com o tear chileno produz bolsas, tapetes, passadeiras, faixas e tiaras. Vai colocar à venda também 30 peças produzidas com barbante e fibras de açaí, novidade que reservou para a Superagro.



São peças que desenvolve há 32 anos como uma tradição de família. “Grande parte do que construímos foi com o artesanato. Além da recompensa financeira, temos muita alegria e satisfação”, argumenta. Na Superagro, onde expõe pela terceira vez, acredita que pela abrangência da feira terá sucesso e fará bons contatos para vendas futuras.



O mesmo sentimento tem Cristiane Venâncio, 32 anos, que trabalha com doces de leite pastoso e em pedaços, balas de coco e doces cristalizados. Para ela, expor na Superagro representa lucro, bons contatos e divulgação, tanto que estendeu a atividade para as duas irmãs e o marido. “Agora toda a família vive para o artesanato e pelo artesanato”, sentencia.



A Superagro é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas (Faemg) e Sebrae Minas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário