Congresso sobre Florestas Energéticas começa nesta terça
Começa nesta terça (2) e vai até sexta-feira (5), no Expominas, dentro da programação da Superagro Minas 2009, o 1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas. O evento vai envolver todos os setores de geração de energia a partir de biomassa florestal do Estado, transformando a capital mineira em palco de discussão sobre florestas plantadas, seus mitos e as novas tecnologias para o segmento.
Na solenidade de abertura, nesta terça às
Entre as personalidades que serão agraciadas e já confirmaram presença estão o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues; a secretária de Estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas, Elbe Brandão; e o ex-prefeito de BH, Fernando Damata Pimentel.
O principal objetivo do congresso é inserir o tema 'Florestas Energéticas' no cotidiano do brasileiro, principalmente no de formadores de opinião, criando um fórum nacional para discussão dos plantios florestais para a geração de energia. Além disso, o Brasil possui, aproximadamente, cinco milhões de hectares de florestas plantadas, das quais 64% são florestas de eucalipto presentes em pouco mais de 500 municípios brasileiros.
"Estes plantios são a base de sustentação das atividades industriais, sendo eles os maiores responsáveis pelo abastecimento de madeira para diversos segmentos produtivos, com destaque para o setor de celulose e papel, siderúrgico e atividades dependentes de energia de biomassa." A afirmação é de Antônio Belotte, pesquisador da Embrapa Florestas (Colombo/PR) e presidente do 1° Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas.
Destinado a produtores florestais, empresas e técnicos que atuam na área florestal e em tecnologia de conversão de biomassa em energia, diretores e gerentes de empresas com programas de diversificação de usos da madeira, o 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas será subdivido em quatro temas: 'Silvicultura e produção de biomassa'; 'Inovações tecnológicas dos processos de conversão'; 'Derivados energéticos de alto valor agregado - novas tecnologias'; e 'Sustentabilidade ambiental, social e econômica'.
Poderão participar também prestadores de serviços, pesquisadores, professores e estudantes com atuação ou interesse na cadeia produtiva da madeira com finalidade energética, além de técnicos de instituições públicas, de financiamento e fomento ao desenvolvimento tecnológico.
Informações: www.florestasenergeticas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário