
Minas é o estado com o maior índice de implantação de Unidades de Conservação
Minas Gerais foi considerado pelo Diagnóstico da Situação Financeira de Sistema de Unidades de Conservação, iniciativa da The Nature Conservantion (TNC) em parceria com a Conservação Internacional (CI), SOS Mata Atlântica e Fundo Brasileiro para Biodiversidade, como o estado com o maior índice de implantação, investimento e planejamento de unidades de conservação do Brasil.
Em função disso, Minas Gerais foi escolhido para elaboração e implantação de um plano de sustentabilidade para as áreas preservadas, gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Até o fim de 2009 será realizada a assinatura do termo de compromisso para colocar em prática a elaboração de um plano de sustentabilidade a ser aplicado pelo IEF nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado.
O Estado de Minas Gerais foi o único que criou uma meta específica com relação às áreas protegidas e está cumprindo essa meta. Analuce Freitas da TNC contou que o objetivo do estudo é implementar os sistemas de Unidades de Conservação, contabilizar quanto e como tem sido gasto o dinheiro que mantém essas áreas.
“Em longo prazo, o Diagnóstico será a base para o subsídio de planejamento de sustentabilidade onde se pretende conseguir recursos permanentes para a criação e manutenção das unidades”, afirmou a especialista em áreas protegidas. Somente em 2008 foram criados 84 mil hectares de áreas protegidas, totalizando 14 novas unidades de conservação no Estado.
Nos últimos cinco anos o Instituto Estadual de Florestas (IEF) criou 506 mil hectares de novas áreas protegidas e mais de 80 mil hectares de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) foram criadas por proprietários particulares.
O diagnóstico está sendo feito nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná e também em todos os países da América do Sul, exceto Uruguai. No Brasil, já se trabalhou com o Sistema de UCs federais, agora os sistemas estaduais estão sendo avaliados e futuramente pretende-se incorporar os municipais.
Os resultados do Diagnóstico serão divulgados no VI Congresso Brasileiro de Unidade de Conservação (CBUC) que acontece de
Criada em
Nenhum comentário:
Postar um comentário