Pesquisa Web

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Governo de Minas Gerais assina novo acordo com a Itália




A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) assinaram um termo de cooperação técnica com a Região do Piemonte, Itália. Foram discutidos os projetos do Programa Estratégico de Colaboração em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre Minas e Piemonte.



Na área de Bioenergia, o projeto, já pronto e aprovado pelos dois estados, prevê investimentos de €1.000.000,00. O objetivo do encontro foi inserir a Fapemig nas ações de cooperação já existentes com a região do Piemonte e Saarland, na Alemanha, além de abrir novas possibilidades de cooperação.



Participaram da missão o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, e a assessora de Parcerias Internacionais da Sectes, Mariana Yazbeck. Eles visitaram o Politécnico de Torino (Polito) para participar de uma reunião com Silvana Rizzioli, representante da Fiat Brasi, e com o reitor do Polito, Francesco Profumo.



Durante a missão, foi discutida a possibilidade da expansão de dois novos programas: o Programa de Intercâmbio Estudantil em Mobilidade Automotiva e o Programa de Design e Integração Competitiva do Território – Estrada Real, com o envolvimento e coordenação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Centro Minas Design (CMD). O presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Alfredo Gontijo, foi indicado pelo secretário Alberto Portugal para coordenar o programa de mobilidade no Brasil. Para formalizar a parceria, a Fapemig propôs a assinatura de um acordo entre a Fundação e o Polito. Com estas ações, o Governo de Minas consegue promover a inovação no Estado e tornar Minas referência na economia do conhecimento.



Parcerias



A Fapemig propôs parceria com a Finpiemonte, empresa pública financiadora que trabalha com apoio ao desenvolvimento local e competitividade da Região de Piemonte. A proposta é desenvolver projetos e programas conjuntos que envolvam instituições de ciência e tecnologia e o setor privado das duas regiões, promovendo a inovação e o desenvolvimento econômico, social e regional de Minas Gerais e do Piemonte.



A Finpiemonte possui parceiros no setor financeiro, pequenas e médias empresas, instituições de ciência e tecnologia, autoridades locais e busca promover o desenvolvimento regional por meio do financiamento de projetos e a consultoria em gestão. Atua ainda nas áreas de sustentabilidade ambiental, incentivando a oferta de serviços inovadores para aproveitamento hídrico e energético e eliminação de resíduos; atividades econômicas relacionais com o setor terciário, como o turismo, cultura e lazer. A comitiva também visitou a Incubadora do Polito - a intenção é aproximá-la do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica (RIT), por meio da ação com as incubadoras do Estado.



Em Bonn, a comitiva visitou a Fundação de Pesquisa Alemã DFG, instituição de financiamentos e apoio à pesquisa, fundada há mais de 80 anos. Foi discutida uma cooperação entre Fapemig e a DFG para o lançamento de editais e programas conjuntos com possibilidade de alocação de recursos por parte da Fapemig. A contrapartida pode ser igual ou maior do lado alemão visando intensificar, aperfeiçoar e promover as parcerias Minas Gerais - Alemanha em C,T&I. Prevê-se a assinatura de uma Carta de Intenções entre as duas instituições, com apoio da Sectes, além da realização de missões técnicas e seminários entre pesquisadores e universidades.



Outro passo importante é a assinatura de um memorando de entendimento entre Fapemig e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), com participação da Sectes. Deve ser lançado um programa, com financiamento de ambas as partes, de bolsas e intercâmbio de docentes e discentes entre instituições de ensino do Estado de Minas Gerais e Alemanha, além da criação da BIC Internacional (Jovens Cientistas Mineiros Cidadãos do Mundo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário