Pesquisa Web

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Governo de Minas envia jovens mineiros à Ásia para capacitação em Tecnologia da Informação





Com destino a Cingapura, 20 estudantes universitários da área de Tecnologia da Informação (TI), acompanhados pelo professor tutor Edgar Afonso Lamounier Júnior, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), deixam Belo Horizonte neste sábado (18). Eles integram o grupo da terceira edição do Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, uma iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Subsecretaria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que tem como objetivo fundamental o desenvolvimento do capital humano de Minas Gerais através de um programa inédito de capacitação no exterior.



Os alunos, oriundos das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), permanecerão naquele país por quatro semanas, na cidade de Cingapura, período em que participarão do curso oferecido pela Republic Polytechnic, instituição selecionada pelo governo local e uma referência no campo da tecnologia.


A capacitação será composta por seis módulos: “Compreendendo a especificidade do sistema e estrutura governamental de Cingapura”; “Imersão e Visitas técnicas”; “Android, a próxima geração de sistema operacional para dispositivos móveis”; “Cloud Computing com Google App Engine”; “Imersão e discussões em grupos focais” e “Intercâmbio cultural e Adventure Learning”.



Para o subsecretário de Assuntos Internacionais da Sede, Luiz Antônio Athayde, a iniciativa oferece aos estudantes mineiros uma oportunidade única de aprendizado por meio da internacionalização. “Ao proporcionar o desbravamento de novas tecnologias, novas formas de pensar e novos olhares sobre um mundo que se torna, cada vez mais, competitivo, o programa Jovens Mineiros atua para diminuir a distância entre a concepção de novas ideias e a conquista dos resultados, mostrando que mais do que ‘pensar’ é preciso ‘construir’”, acredita o subsecretário.



Pela primeira vez, um grupo será enviado à Ásia. A parceria consolida as relações de cooperação mútua entre Minas Gerais e Cingapura, através da Singapore Cooperation Enterprise – SCE.


Resultados positivos


Em suas duas primeiras edições, o programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo enviou, no total, 40 estudantes de Design à região de Piemonte, na Itália, onde se localiza a província de Turim, que possui Acordo de Irmandade com Minas Gerais desde 1993. Os estudantes participaram de capacitação oferecida pelo Politecnico di Torino – POLITO, preparada especialmente para atender aos alunos brasileiros.



Entre os benefícios da iniciativa para o Estado de Minas estão o desenvolvimento de oportunidades para atração de investimentos, a promoção do comércio, o incremento da competitividade e da cooperação descentralizada. Para as empresas privadas, parceiras e patrocinadoras do programa, os ganhos estão diretamente ligados à conquista de fatores de competitividade necessários à demarcação de sua presença no mercado global, devido à inserção em sua equipe de profissionais qualificados, com conhecimentos de mercado e de práticas internacionalmente reconhecidas.


Passo a passo


Amanhã (17), o grupo selecionado participa da primeira etapa: um seminário em Belo Horizonte sobre a temática “Minas Gerais e as Relações Internacionais”. O curso, segundo estágio do programa, ocorre em Cingapura. Durante a terceira etapa, cada participante, com orientação do tutor, deverá elaborar um relatório com os conhecimentos adquiridos e informações que sejam de interesse público. Esta tarefa não tem data definida, devendo ser desenvolvida ao longo do Programa e suas fases.



De volta a Belo Horizonte, deverá ser realizada a quarta e última etapa, que compreende a elaboração do relatório final pelo professor-tutor. Na cerimônia de encerramento da edição do Programa, os participantes deverão fazer breve exposição dos conhecimentos adquiridos e receberão certificado de participação.


Em breve


Ainda este mês, jovens servidores das áreas de planejamento e gestão também embarcarão para Cingapura. No segundo semestre de 2009, a previsão é de que os jovens mineiros sigam para China onde participarão de um curso ministrado pela universidade de Nanjing com foco em Comércio e Finanças.



Como contrapartida institucional, no final de julho, Minas receberá os primeiros 20 “jovens italianos” para estudos no campo da Energia de Biomassa, a capacitação de quatro módulos abrange desde a química de produção de subprodutos do carvão vegetal até a gaseificação da biomassa para geração de energia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário