Paulo Abi-Ackel é o primeiro convidado do "Olho Vivo" da Juventude Tucana
O programa contou com a participação de cerca de 30 filiados que fizeram 15 perguntas ao presidente dos tucanos mineiros; o objetivo é criar um canal entre os jovens que militam no Partido e as lideranças tucanas

O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Paulo Abi-Ackel, foi o convidado de estréia do programa "Olho Vivo", projeto do Secretariado da Juventude do PSDB/MG que tem como objetivo criar um canal entre os jovens que militam no Partido e as lideranças tucanas.
O formato é o de uma entrevista, a exemplo do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras pela TV Cultura/Rede Minas, onde os filiados - que ficam em círculo com o convidado ao centro - fazem perguntas, tendo a ajuda de um mediador.
O primeiro programa aconteceu nessa segunda-feira à noite, dia 20, na sede do PSDB/MG,
Os assuntos abordados foram prévias, projetos em andamento no Diretório Estadual, maior participação da Juventude nos rumos do Partido, sucessão mineira, além, é claro, da trajetória política de Paulo Abi-Ackel, que começou na década de 80, justamente com a fundação da JDS - Juventude Democrática Social.
Esse movimento de jovens atuava no antigo PDS, partido do governo na época, mas que defendia as eleições diretas para presidente da República e também cobrava representação política para o Distrito Federal, que tinha então governador nomeado e nenhum representante legislativo.
Foram seus companheiros na JDS os deputados tucanos Jutahy Magalhães Jr., da Bahia, e Julio César Redecker, do Rio Grande do Sul, que faleceu há dois anos num acidente de avião, além do deputado Ciro Gomes, do Ceará, entre outros. Neste período, o PSD era o partido do pai de Paulo, o político Ibrahim Abi-Ackel, que foi deputado por diversas legislaturas e ex-ministro da Justiça.
E foi sobre a influência da longa história política de Ibrahim Abi-Ackel uma das perguntas feitas a Paulo. Ele lembrou o primeiro partido de seu pai, o influente PSD mineiro, onde militavam importantes figuras como Tancredo Neves, José Maria Alkmin, Paulo Pinheiro Chagas, Guilhermino de Oliveira e Juscelino Kubitschek. "Minha casa sempre foi palco de reuniões políticas com a participação destas grandes figuras da história brasileira. O PSD foi uma grande escola e hoje o PSDB tem muito deste partido", afirmou.
Prévias
Perguntado sobre as prévias, que foram regulamentadas recentemente pelo Diretório Nacional do PSDB, Paulo Abi-Ackel voltou a elogiar esse mecanismo de escolha do candidato tucano à presidência da República. "O Partido sairá fortalecido, pois ouvirá as bases e, só assim, unido, estará preparado para enfrentar as próximas eleições.
Além disso, com o recadastramento, o PSDB está tendo oportunidade de conhecer sua estrutura, de saber quais diretórios são mais atuantes e participativos. Mesmo quem antes via as prévias com restrições hoje está consciente de sua importância para o fortalecimento da unidade partidária. É um jogo de ganha-ganha", ressaltou.
Sobre as chances do governador Aécio Neves sair vitorioso nesta consulta, Paulo Abi-Ackel se diz confiante. "Aécio é talentoso, tem preparo para ser presidente e capacidade de aglutinação e harmonização", enumerou.
Com relação à sucessão estadual, o presidente do PSDB de Minas afirmou que ainda é cedo para saber como se dará a composição política no Estado, mas garantiu que o Partido vai trabalhar para que um tucano dê continuidade à competente e vitoriosa administração do governador Aécio Neves.
"O PSDB caminha para ter o vice-governador Antonio Anastasia como candidato. Ele tem todas as qualidades para dar prosseguimento ao governo Aécio que, lembrando Juscelino, fez
Esse trabalho precisa continuar e Anastasia tem todas as credenciais para isso", ressaltou.
Rejuvenescimento e rede de comunicação
Paulo Abi-Ackel foi enfático ao destacar o papel da juventude no processo de rejuvenescimento e renovação da política brasileira. "Mas os jovens precisam se preparar para isso. No PSDB estamos estudando, junto com o ITV (Instituto Teotônio Vilela), criar programas de preparação para as jovens lideranças tucanas de todo Estado. São esses jovens que farão com que o Partido se torne mais forte do que é hoje", disse.
O presidente do PSDB/MG adiantou que a Juventude Tucana será fundamental na implantação de um grande projeto de comunicação que está em gestação no Diretório Estadual. "Vai ficar evidente a importância e valorização da Executiva aos jovens tucanos. Eles serão responsáveis pelo desempenho de uma rede de comunicação que ligará cada diretório e comissão provisória, mesmo nos recantos mais remotos do nosso estado. Tenho certeza que daí surgirão - ou ficarão conhecidos - novos talentos. Essa rede funcionará como um canal de aproximação partidária e também servirá como um fórum de discussão permanente", destacou.
Além da criação dessa rede de comunicação, outro projeto do diretório mineiro que contará com a colaboração dos jovens é o programa de reuniões regionais que terá início ainda este ano. Numa primeira etapa, serão promovidos 14 encontros regionais, com objetivo de promover uma discussão política, mas com foco em assuntos de interesse daquela região. Após esses primeiros eventos, outras 14 cidades serão visitadas por lideranças tucanas estaduais e nacionais. "Serão realizados amplos debates partidários que, com certeza, vão promover uma irrigação de idéias e uma ampla movimentação no PSDB de Minas Gerais", adiantou Paulo Abi-Ackel.
Após falar sobre sua atuação no Congresso Nacional e também sobre a necessidade de ser promovida uma grande reforma política no Brasil, o deputado encerrou sua participação no "Olho Vivo" elogiando a iniciativa e afirmando ser o maior incentivador e integrante do PSDB Jovem, "mesmo já tendo passado um pouco da idade", brincou.
O programa "Olho Vivo" da Juventude Tucana de Minas Gerais vai promover mensalmente um encontro com lideranças do PSDB.
Fonte: PSDB-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário