Governo de Minas e CDL/BH vão qualificar 30 mil trabalhadores
Uma parceria inédita entre o Governo de Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) vai oferecer cerca de 30 mil vagas de cursos gratuitos de qualificação de curta duração aos trabalhadores inscritos no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O convênio foi assinado nesta segunda-feira (10) pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, e o presidente da CDL/BH, Roberto Alfeu. O acordo também prevê a instalação de um novo posto do Sine, dentro da CDL (avenida João Pinheiro, nº 495, bairro Funcionários). A unidade começa a funcionar no mês que vem.
São 22 cursos, voltados para os setores de serviços e comércio. “Só somando esforços é que vamos conseguir vencer a crise. Segundo dados do Caged, Minas foi o estado que mais gerou emprego no país em junho, com 45.596 novos postos de trabalho. A Região Metropolitana de Belo Horizonte tem a menor taxa de desemprego, dentre as regiões pesquisadas. E parceria como essa, com a CDL, é fundamental para Minas continuar com números positivos”, observou o secretário Agostinho Patrús.
O secretário destacou a crescente demanda do setor e a datas comemorativas, que, tradicionalmente, geram muitos empregos. “Temos o Dia das Crianças (12 de outubro) e o Natal. Por isso, precisamos qualificar agora para que esses trabalhadores consigam emprego”, enfatizou.
O presidente da CDL/BH, Roberto Alfeu, destacou a parceira com o Governo de Minas e prevê a geração de empregos. “Essa assinatura é um marco histórico para o comércio de Minas. Todos os 853 municípios têm algum tipo de comércio. Quem vai ganhar com isso é a sociedade. É importante lembrar que o comércio e o serviço são responsáveis por 85% do PIB do estado”, ressaltou.
Serão oferecidos cursos como introdução à informática, auxiliar de escritório, técnicas de negociação, contabilidade para não contadores, dentre outros. De acordo com Roberto Alfeu, cerca de 7 mil vagas devem ser abertas. “O segundo semestre é sempre melhor”. Os interessados devem procurar os postos do Sine e efetuar o cadastro. Quem não tiver qualificação será encaminhado para as vagas dos cursos.
Usina do Trabalho
Durante a assinatura do convênio, o secretário Agostinho Patrús Filho falou sobre o projeto Usina do Trabalho, iniciativa do Governo de Minas que oferece qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O investimento para este ano é de R$ 10 milhões. Até agora, aproximadamente 4.500 trabalhadores foram qualificados em 45 municípios. Todos os cursos do Projeto Usina do Trabalho são elaborados com base em demandas prévias das empresas, o que aumentam as chances de inserção do trabalhador no mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário