Governo de Minas entrega Brinquedotecas
a 120 hospitais públicos e filantrópicos
Módulos coloridos equipados com televisão, DVD e brinquedos ajudam na recuperação de jovens pacientes internados em hospitais das redes Pro-Hosp e Fhemig

O governador Aécio Neves participou, nesta segunda-feira (17/08), no Palácio da Liberdade, do lançamento da Brinquedoteca Móvel, projeto inédito desenvolvido em parceria com o Servas para beneficiar crianças e adolescentes pacientes de 120 hospitais públicos e filantrópicos da rede Pro-Hosp e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A Brinquedoteca Móvel é formada por dois grandes cubos sobrepostos e articulados, equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos e outros brinquedos, além de livros, lápis, jogos, DVDs TVs, MP4 e fones de ouvidos.
A Brinquedoteca Móvel, segundo o governador, foi criada dentro de um amplo projeto do Governo de Minas que tem por meta melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Estado. Ele afirmou que o equipamento poderá ajudar ainda mais no processo de cura dos jovens pacientes já que as atividades lúdicas, brincadeiras e o riso são adotados como terapia complementar em muitos hospitais. De acordo com o governador, o projeto se consolidou em razão da adesão de famílias mineiras e de empresas privadas que contribuíram para a aquisição dos equipamentos.
“A marca diferenciada e que torna ainda mais vigoroso e inspirador esse projeto é que ele contou com a participação e com a solidariedade de vocês da iniciativa privada e de muitas famílias mineiras. Ele contou com a compreensão de vocês de que não cabe apenas ao Estado enfrentar os diversos problemas e desafios que temos pela frente. Além do caráter inovador desse projeto, ele traz na sua construção esse sentimento da generosidade”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.
Fácil manejo
Com
As brinquedotecas foram desenvolvidas em quatro modelos coloridos e ilustrados com animais da fauna brasileira como onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. O custo de cada equipamento é estimado em R$ 8 mil. Durante o evento, que contou com a presença de secretários de Estado, prefeitos e diretores de unidades hospitalares, o governador afirmou que o projeto continuará ganhando novos parceiros.
“Esse projeto, diferente de grandes obras de responsabilidade exclusiva do governo, mostra que Minas é um Estado diferente. A confiança da sociedade organizada de Minas tem nos possibilitado fazer coisas que em outros tempos seria impossível de serem feitas. São 120 hospitais que vão receber esses kits, mas tenho certeza que não vamos ficar por aqui. Quem sabe se até o fim do ano, novos amigos, famílias e empresas não vão decidir se unir ao Servas para levar Brinquedotecas a um número maior de hospitais e cidades mineiras”, afirmou o governador.
Mais qualidade
A presidente do Servas, Andréa Neves, afirmou que na primeira etapa do projeto serão atendidos todos os hospitais públicos localizados em todas as regiões de Minas. Segundo ela, as brinquedotecas poderão ser levadas a creches e escolas.
“Hoje, estamos entregando as primeiras 120 Brinquedotecas e elas vão viajar por toda Minas Gerais, vão para hospitais do Triângulo, do Jequitinhonha, Sul e Norte do Estado. E a nossa ideia é que essa seja apenas a primeira remessa. O que queremos é que todos os hospitais de Minas Gerais possam contar com uma estrutura de apoio como essa”, afirmou Andréa Neves, em entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário