Governo assegura construção de mais casas do Lares Geraes
Com uma arrancada nas obras do programa Lares Geraes - Habitação Popular a partir do segundo semestre deste ano, o Governo de Minas já assegurou até agora a construção de 588 novas moradias de interesse social em 14 municípios mineiros, totalizando investimento de R$ 15.412.737,30. As ordens de serviço para o início das obras de conjuntos habitacionais nesses municípios foram as primeiras emitidas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) na gestão do presidente Sebastião Navarro.
Diversas regiões do estado serão atendidas. No Sul de Minas, receberão novos conjuntos habitacionais sete municípios: Coqueiral, Cruzília, Minduri, Natércia, São Bento Abade, São Gonçalo do Sapucaí e Seritinga, totalizando 262 casas populares a serem construídas nos próximos meses. Na região Centro-Oeste serão construídas 136 casas nos municípios de Carmópolis de Minas, Doresópolis e Medeiros.

A região Norte serão construídas 100 casas nos municípios de Porteirinha e São João do Paraíso. No Alto Paranaíba, o município de Cruzeiro da Fortaleza receberá 40 casas, enquanto na Zona da Mata 50 casas serão erguidas no município de Coimbra. Ainda neste semestre, novas licitações serão realizadas para a construção de moradias de interesse social nessas e em outras regiões mineiras.
Além de 18.397 casas já entregues, atualmente 2.799 moradias populares estão em construção no Estado, enquanto outras 2.046 estão prontas, aguardando apenas a conclusão de obras de infraestrutura, a cargo das prefeituras, para serem entregues aos seus proprietários. A meta da Cohab/MG é construir 5.000 novas casas populares e entregar as chaves de 5.500 unidades até o final do ano.
Impulso na economia
Considerando que a construção civil é um das atividades mais dinâmicas para estimular a atividade econômica, como geradora de emprego e renda, a Cohab/MG é responsável por parte considerável do esforço do Governo de Minas para o desenvolvimento. Das licitações para a execução de obras de conjuntos habitacionais realizadas neste segundo semestre de 2009, participaram 27 construtoras – muitas delas sediadas em municípios do interior – que mobilizam mão de obra e adquirem materiais e insumos nos locais da realização das obras.
O programa Lares Geraes - Habitação Popular é executado em parceria com os municípios, que se encarregam da doação dos terrenos e execução das obras de infraestrutura (arruamentos, redes de água, esgoto e energia elétrica). Cabe à Cohab/MG elaborar e executar o projeto arquitetônico e urbanístico dos conjuntos habitacionais, realizar as licitações entre as construtoras credenciadas, fiscalizar as obras e contratar os financiamentos junto aos mutuários, selecionados segundo critérios socioeconômicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário