Pesquisa Web

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Transcrição da entrevista do governador Aécio Neves na abertura da Convenção Preparatória para o Fórum Mundial de Mudanças Climáticas – Brasil 2020

Assuntos: Meta 2020 e desenvolvimento sustentável






Sobre esse evento, meio ambiente.


Na verdade, Minas quer estar na vanguarda dessa meta. Viemos aqui hoje dizer que Minas está dentro da meta de 2020, temos feito uma série de ações em nível de Estado, temos acompanhado o esforço do ministro Minc em nível federal, e acho que essa conferência é uma oportunidade de um alerta, um alerta a mais ao país.



A questão ambiental hoje não é uma questão apenas de preservação do meio ambiente, não é apenas uma questão de ordem política, é uma questão ética e tem que ser compreendida como tal. Por isso, organizamos aqui esse evento com a presença extremamente significativa de pesquisadores, de cientistas, lideranças políticas ligadas à questão ambiental.



Acho que a política e a ciência devem, cada vez, estar mais juntas, porque a ciência nos aponta o caminho a seguir e a política cria condições para que possamos seguir esse caminho.



Portanto, um evento da maior importância, prestigiado pelo ministro do Meio Ambiente que vem fazendo também um trabalho muito importante nessa área. Acho que Minas se coloca, a partir de hoje, em uma posição vanguardista, na posição de frente para ajudar o Brasil alcançar a sua meta, não apenas em 2050, mas já em 2020.



Tem alguma medida concreta nesse aspecto?



Uma série de medidas que, inclusive, estão sendo hoje aqui anunciadas. Um conjunto de ações que já estão em curso. Minas Gerais, na verdade, vem diminuindo em muito a sua área de desmatamento.

Temos um conjunto de ações em relação a resíduos sólidos, em relação à nossa matriz energética, que é a mais limpa matriz energética do mundo, as nossas novas experiências através da nossa companhia de energia, tanto no campo eólico, termelétricas movida a lixo, enfim, uma série de iniciativas que, eu acredito, podem inspirar, inclusive, outros estados brasileiros.

Estou extremamente feliz com a dimensão que essa conferência tomou e com as ilustres presenças que estamos aqui hoje recebendo.



O senhor como presidente vai manter essas metas? Se passar nas prévias do partido e se tornar presidente.


Seria uma pretensão eu falar como presidente da República. Acho que não há como alguém se eleger presidente do Brasil sem um comprometimento absolutamente claro com essas metas.

Isso deixou de ser uma opção, é de necessidade absoluta e acho que o Brasil passa ter cada vez mais uma responsabilidade mundial pelas iniciativas que aqui tem tomado e acredito que o próximo governo terá ainda melhores condições de avançar em maior velocidade na direção das metas de 2020.


Portanto, essa não é uma questão partidária, essa não é uma questão pessoal, é uma absoluta necessidade e como eu disse, sobretudo, uma questão ética. Garantirmos que o país cresça, se desenvolva, gere emprego e renda, mas preservando o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário