Pesquisa Web

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Funed produz testes para detectar a gripe suína


Material suficiente para a produção de três mil testes da gripe suína chega nesta quarta à Fundação Ezequiel Dias (Funed). A promessa é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que pagou R$ 250 mil pelos insumos, vindos dos Estados Unidos. Os kits específicos para identificar o vírus influenza A (H1N1) já estão no almoxarifado da SES. Com isso, a expectativa é agilizar resultados dos exames, atualmente feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pelo volume de trabalho, a Fiocruz não tem dado previsão para divulgação de resultados. Sexta-feira, dois técnicos da Funed retornam de treinamento na Fiocruz e, na segunda-feira, devem começar a análise das coletas.



Há mais de duas semanas, Minas Gerais aguarda respostas de exames de mortes por suspeita de contaminação pelo vírus. Atualmente, são 11 exames sob investigação na Fiocruz. Com o início dos trabalhos na Funed, os exames devem ficar prontos em 48 horas. De acordo com o diretor do laboratório central de saúde pública da fundação mineira, Júlio César Siqueira, cinco técnicos estarão envolvidos na análise de casos suspeitos. Mas ainda faltam definir com o Ministério da Saúde se exames pós-óbito serão também de responsabilidade da Funed.



Remédio


Segunda-feira, segundo o presidente da Funed, Carlos Alberto Pereira Gomes, fica pronto o primeiro lote de medicamento para combater a gripe suína, o antiviral oseltamivir, conhecido sob o nome comercial de Tamiflu. “Estamos testando as máquinas. Nunca tínhamos produzido este medicamento e, por isso, ajustes são necessários. Ainda nãos abemos dizer a velocidade de produção, mas eles devem ser fabricados em lotes de, no máximo, 1 mil frascos”, afirma.

A matéria-prima, na forma de pó, foi enviada pelo ministério e será envasada pela Funed, no mesmo laboratório em que são produzidos remédios contra o vírus HIV.







Nenhum comentário:

Postar um comentário