Pesquisa Web

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Projeto de educação ambiental chega a Sabará neste sábado








O projeto de educação ambiental “A Terceira Margem do Rio - A juventude pelas águas de Minas”, desenvolvido em municípios da Bacia do Alto Rio das Velhas, estará em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), neste sábado (26) e no dia 3 de outubro, das 8h30 às 17h. Os encontros serão na Escola Municipal Sebastião Tirino, na rua Marieta Machado, s/n, com a participação de 50 jovens.



O objetivo é promover a utilização racional dos recursos naturais e contribuir para efetivação da Meta 2010, que propõe navegar, pescar e nadar no Rio das Velhas. Durante as oficinas, os jovens discutirão sobre políticas públicas de juventude, serão estimulados a criarem ferramentas de comunicação, como revistas e jornais sobre meio ambiente, e aprenderão a construir projetos coletivos para melhorar a qualidade de vida da comunidade e diminuir a geração de resíduos sólidos e o desperdício. Nesse contexto, as palavras repensar, recusar, reaproveitar, reutilizar e reciclar, conhecidas como “os cinco erres”, serão trabalhadas com os jovens, para que reflitam sobre as atitudes cotidianas que podem ser modificadas.



Neste primeiro ano de trabalho, o projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, em parceria com a Ong Leão e o Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente de Minas Gerais, atuará nos dez municípios da Bacia do Alto Rio das Velhas. A previsão é de que, até o final do ano, 550 jovens, entre 15 e 29 anos, participem das oficinas e dêem continuidade nas atividades socioambientais através da implantação do Coletivo Jovem de Meio Ambiente na cidade.



Os encontros já aconteceram nos municípios de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos e Caeté. As próximas etapas serão em Belo Horizonte, nos dias 24 de outubro e 7 de novembro e Santa Luzia, em 14 e 21 de novembro. Contagem encerrará o calendário de oficinas 2009, nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro. Um grande encontro está programado para 10 de dezembro, com o objetivo de interagir os 550 jovens qualificados e trocar experiências.



As aulas acontecem sempre aos sábados. São oferecidas quatro oficinas com duração total de 16 horas/aula. Informações para participar dos encontros podem ser obtidas pelo telefone (31) 3349-2778 ou pelo e-mail dirproj@juventude.mg.gov.br.


Um comentário:

  1. Durante as atividades de comemoração da Semana Florestal de 2009, na última quinta-feira (24), no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, foram inaugurados o novo Centro de Visitantes e o Museu do Chá da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). As estruturas são um novo espaço para a preservação da riqueza histórica e ambiental de Minas e fazem parte do projeto elaborado para disponibilizar aos turistas e à comunidade da região um espaço de contato com os patrimônios histórico e ambiental.

    Minas Gerais avança com Aécio Neves.

    ResponderExcluir