Pesquisa Web

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Valorização do Idoso


Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade em torno de ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais, o Servas e o Governo de Minas lançaram nesta quinta-feira, 22 de outubro, no Palácio da Liberdade, a campanha de valorização da pessoa idosa. O lançamento foi feito pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo governador Aécio Neves.

Além de parceiros da iniciativa, o cantor Zezé di Camargo, que está em um dos filmes a ser veiculado, esteve presente na solenidade e, ao final, cantou a música "Couro de Boi", tema da campanha, junto com Luciana Tolentino. "Não é a primeira vez que o Servas e Governo de Minas se unem a empresas de comunicação em torno de causas de interesse social. Em 2008, a campanha contra o abuso sexual e a violência doméstica fez as denúncias se multiplicarem. Em 2006 sensibilizamos para o drama dos desaparecidos. Mas esta campanha, de valorização da pessoa idosa na nossa sociedade, talvez seja a mais difícil.

Porque não estamos falando dos outros, mas de nós mesmos. E depende da mudança de postura de cada um. Essa campanha sensibiliza para o respeito e afeto com essas pessoas. É o ponto de partida para outras questões", disse a presidente do Servas, Andrea Neves. A campanha, que será veiculada em TVs, rádios e impresos, chama a atenção para a necessidade da mudança de atitude e inclusão dos idosos na rotina das famílias. Foram produzidos dois filmes, sendo que o primeiro a ser divulgado tem o cantor Zezé di Camargo, que aderiu à campanha não cobrando cachê. O segundo mostra imagens de idosos sozinhos em casa, enquanto outras pessoas relatam uma rotina que não os inclui.


Também será dado o alerta para a necessidade de denunciar qualquer situação que exponha o idoso a riscos, com a divulgação do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19), serviço gratuito e sigiloso. Os números do Disque Direitos Humanos demonstram um crescimento de 30% nas denúncias de violência contra a pessoa idosa, passando de 133 entre janeiro e setembro de 2008, para 173 em igual período deste ano.


"Couro de Boi"


Existe um velho ditado Que é do tempo do sagáio Diz que um pai cuida de dez filhos Mas dez filhos num cuida de um pai


Sentindo o peso dos anos Sem poder mais trabalhar O velho peão estradeiro Com seu filho foi morar O rapaz era casado E a mulher deu pra implicar "Ocê manda o véio embora Se num quiser que eu vá"


E o rapaz, coração duro, Com seu pai foi conversar: "Para o senhor se mudar Meu pai eu vim lhe pedir E hoje aqui da minha casa O senhor vai ter que sair, Leva este couro de boi


Que eu acabei de curtir Para lhe servir de coberta Aonde o senhor for dormir" O pobre velho calado Pegou o couro e partiu Seu neto de oito anos


Que àquela cena assistiu Correu atrás do avô E seu paletó sacudiu Metade daquele couro Chorando ele pediu


O velhinho comovido Para não ver o neto chorando Partiu o couro no meio E pro menino foi dando O menino chegou em casa Seu pai foi lhe peguntando Pra quê ocê quer este couro, Que seu avô ia levando?


Disse o menino ao pai: "Um dia eu vou me casar O senhor vai ficar velho E comigo vai querer morar Pode ser que aconteça De nóis não se combinar


E esta metade do couro Vou dar para o senhorlevar" (A letra da música é tema da campanha de valorização da pessoa idosa, do Servas e Governo de Minas)

Um comentário:

  1. Impressionante a distância que há entre o discurso e a prática. Outro dia fiquei com a avó da minha esposa na geriatria do hospital do IPSEMG em BH e vi o descaso do Estado de Minas Gerais com os nossos idosos, em especial com aqueles que durante sua juventude tabalharam arduamente para executara as funções do Estado. A idosa em questão ficou em quarto abafado, mofado, com a luz queimada e pior, sem atendimento médico por cerca de 24 horas. Nem mesmo o almoço e janta foi servido a esta servidora aposentada que tanto fez pelo nosso Estado. Se o Governo quer incentivar uma mudança em relação aos idosos deveria dar primeiro o exemplo.

    ResponderExcluir