
Terceira etapa da duplicação da avenida tem custo estimado de R$ 250 milhões e prazo previsto para entrega em março de 2010
O primeiro trecho da terceira etapa da obra de duplicação da Avenida Antônio Carlos tem data marcada para a inauguração. No dia 25, será entregue o viaduto que liga os bairros Cachoeirinha e Aparecida, na Rua dos Operários, e outros 700 metros da via no sentido do Complexo da Lagoinha.
A previsão é de que toda a obra seja concluída até 28 de março. “A expansão da avenida tem reflexo importante para o trânsito de toda cidade e garante melhorias na ligação do Centro com o Mineirão”, afirmou o governador Aécio Neves (PSDB) em visita ao canteiro de obras, na tarde dessa quinta-feira, em companhia do prefeito Márcio Lacerda (PSB).
Apesar das fortes chuvas em outubro, o cronograma não deve ser adiado. Na primeira quinzena de janeiro deve ser inaugurado o segundo viaduto e mais um quilômetro de via duplicada. O restante dos 2,2 quilômetros em duplicação será entregue progressivamente até março, sendo que o último a ficar pronto é o viaduto que será construído em frente ao Conjunto Habitacional do IAPI.
Atualmente, quatro das sete intervenções previstas estão em andamento. “Belo Horizonte será a primeira cidade-sede da Copa do Mundo a ter todos os projetos de mobilidade concluídos para os jogos”, afirmou Aécio.
A terceira etapa da duplicação da Avenida Antônio Carlos tem recursos divididos entre o governo do estado (R$ 190 milhões) e a prefeitura (R$ 60 milhões). Na terça-feira, a empreiteira começou o trabalho de concretagem dos viadutos da Rua Araribá. Serão erguidos dois viadutos paralelos nos alinhamentos das ruas Jequitaí e Serra Negra.
O objetivo é reordenar o fluxo de veículos que têm como origem e destino os bairros Bom Jesus e São Cristóvão. O trabalho de construção do viaduto é dividido em três etapas. Depois da concretagem, faltará o encabeçamento dos viadutos e a finalização das alças de acessos às avenidas e aos bairros. Nas laterais dos viadutos serão acopladas passarelas de pedestres.
O viaduto que será erguido próximo ao Conjunto Habitacional do IAPI é considerado o mais complexo. No trecho serão feitas intervenções viárias em desnível para possibilitar a ligação entre os bairros São Cristóvão, Lagoinha e Bom Jesus.
Na Rua Rio Novo, um viaduto deve dar apoio ao Complexo da Lagoinha. Com a ampliação da via, a Antônio Carlos terá acréscimo de uma faixa de rolamento em cada sentido para uso somente de carros de passeio, além de uma pista exclusiva para o transporte coletivo, podendo ser usada por ônibus, táxis e atendimento emergencial.
Em cada sentido, serão quatro faixas de rolamento, entre a Rua dos Operários e a Lagoinha. Circulam pela Antônio Carlos 85 mil veículos por dia. A diminuição no tempo das viagens é um dos benefícios para os usuários do transporte coletivo, principalmente para quem vive ou trabalha nas regiões Norte, Pampulha e Venda Nova, em Belo Horizonte, e cidades do eixo norte da Grande BH. Para as obras, foram retiradas 140 árvores do trecho.
O projeto paisagístico prevê o plantio de 1,5 mil mudas entre a Rua Operários, no Bairro Cachoeirinha, e o Complexo da Lagoinha.
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