Pesquisa Web

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Arquivo Público Mineiro realiza primeira mostra de cinema






O Arquivo Público Mineiro (APM), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, promove a sua primeira mostra de cinema com o objetivo de aproximar a população do precioso acervo audiovisual que possui. Amantes da história e da produção audiovisual poderão conferir na quarta-feira (4), a partir das 21 horas, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), a exibição de oito filmes de diferentes momentos históricos.



O evento contará com uma mesa de discussão composta por José Américo Ribeiro, Vitor Almeida, Daniel Queiroz, Maria Leite Chiaretti e Alexandre Pimenta, nomes importantes da cena audiovisual mineira. O objetivo é proporcionar ao público uma noção do acervo disponível no Arquivo Público Mineiro e também fomentar discussões sobre medidas de preservação e acesso a acervos de imagens em movimento, principalmente aqueles ligados à história de Minas Gerais.



Possibilitar à população acesso a essas películas só é possível porque a instituição dá especial atenção, do ponto de vista da preservação, ao seu acervo fílmico. Esse cuidado é feito por meio da adaptação das áreas de guarda e também da reformatação – telecinagem –, que possibilita o acesso ao conteúdo das imagens. Outra preocupação relacionada ao acervo é o aprimoramento de princípios de arranjo e descrição, obedecendo às normas arquivísticas. Atualmente, 46 películas já foram telecinadas e encontram-se disponíveis em mídia digital para consulta.



O acervo fílmico do APM



Desde 1895, o Arquivo Público Mineiro (APM) é responsável pela guarda de documentos públicos e privados, abrangendo o período colonial, imperial e parte do republicano. Esses documentos são relevantes para a construção da história de Minas Gerais e do Brasil, bem como para a comprovação dos direitos dos cidadãos.



Um significativo acervo fílmico, composto por 219 películas produzidas em suportes de 8, 16, e 35 mm, faz parte dessa documentação do APM. Os filmes estão organizados nas seguintes coleções: Coleção da Companhia Cinematográfica Souza Teixeira (122), Coleção Companhia Siderúrgica Belgo Mineira (07), Coleção Projeto Curta Belas (22), Coleção Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Belo Horizonte (10), Fundo Arthur Bernardes (05) e Coleção de Filmes Avulsos do APM (49). Nelas podem ser encontrados filmes que retratam a produção cinematográfica do Estado em diferentes momentos, perpassando pelo cinema mudo ou silencioso, filmes de cinejornais, imagens de cidades mineiras, filmes sobre instituições estatais, filmes ficcionais e experimentais da década de 1980.



Serviço


I Mostra Filme em Minas
Local: Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes - avenida Afonso Pena, 1.537, Centro
Horário: 21 horas (21 às 22h10, exibição dos filmes / 22h10 às 23 horas mesa de discussão)
Informações: (31)3269-1167/(31)3269-1156/(31)3269-1158/(31)9978-6467
Entrada gratuita




Nenhum comentário:

Postar um comentário