Pesquisa Web

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Hemominas comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue




Para festejar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, a Fundação Hemominas preparou uma semana de homenagens aos doadores, em diversas cidades do Estado. As comemorações em Manhuaçu, Patos de Minas e Juiz de Fora começam neste sábado (21).



Uma ação comunitária, que inclui palestras sobre doação de sangue, cadastro de candidatos à doação de medula óssea e atividades em saúde, marca o início da programação, neste sábado, a partir das 8h, em Manhuaçu. Essa agenda acontece em parceria com a equipe do Programa de Saúde da Família do bairro Santana.



Nesta segunda (23) e terça-feira (24), haverá apresentações musicais a partir das 9h, na recepção de doadores do núcleo. Na quarta-feira (25), 9h, a Câmara Municipal de Vereadores de Manhuaçu fará a entrega de certificado de honra ao mérito ao Núcleo Regional da Hemominas. Logo após, haverá uma homenagem ao doador diamante (50 doações) da unidade, Robson Procópio de Oliveira. As duas solenidades serão na sede do Núcleo Regional de Manhuaçu, rua Frederico Dolabela, 289 – Centro. Ainda estão programadas apresentações musicais da Banda de Música do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu e do cantor Adão Germano.



A programação musical continua na quinta e sexta-feira, dias 26 e 27 de novembro, a partir das 9h, com apresentações de Mainha (teclado) e a dupla Alex e Rafael, respectivamente. No domingo, dia 29, será realizada missa e culto em ação de graças aos doadores. A missa será realizada às 9h, na Igreja Matriz de São Lourenço, praça Cordovil Pinto Coelho, sem número, Centro. O culto, às 19h30, na Primeira Igreja Presbiteriana de Manhuaçu, praça 5 de novembro, 406, Centro.



O Núcleo Regional também afixará faixas alusivas parabenizando os doadores, em pontos estratégicos da cidade. Durante toda a semana, será oferecido lanche especial e haverá a distribuição de camisetas aos candidatos à doação.



O Núcleo Regional de Manhuaçu foi inaugurado em 1992 e atende a toda região, num total de 16 hospitais. Atualmente, possui mais de 25 mil doadores cadastrados, o que ajuda a sustentar a demanda de cerca de 600 transfusões/mês. Ainda possui ambulatório, onde atende pacientes da área hematológica, como hemofílicos, falcêmicos, além de pacientes com vários tipos de anemia.



Mais informações: Fundação Hemominas (31) 3280-7440 / 7455 e Núcleo Regional de Manhuaçu (33) 3331-1021.



Patos de Minas



Em Patos de Minas, a programação conta com várias atividades, de 21 a 27 de novembro. Neste sábado (21), às 8h, será realizada a IX Caminhada pela Valorização da Vida, em parceria com a Faculdade de Patos Minas (FPM). Participam da atividade alunos da faculdade, funcionários da Hemominas, doadores de sangue e familiares. Os participantes vão percorrer as ruas do centro da cidade até a Loja Maçônica Esforço e Trabalho. Logo após, terá uma confraternização com lanche especial.



No domingo (22), às 19h, será celebrada uma Missa em Ação de Graças aos Doadores Voluntários de Sangue e funcionários do Núcleo Regional de Patos de Minas, na Paróquia de São Vicente de Paulo, rua Joaquim Bueno, 144, bairro Nossa Senhora de Fátima.



Atividades de lazer e cultura estão programadas para os dias 23 a 27 de novembro, com várias apresentações musicais. Um Culto em Ação de Graças aos Doadores Voluntários de Sangue e funcionários será realizado nesta terça-feira (24), às 20h, na 2ª Igreja Batista Nacional, avenida Paranaíba, 1862, bairro Santa Terezinha.


No dia 25 de novembro, das 7h às 11h, terão homenagens aos Doadores de Sangue, com lanche especial, apresentação da Banda de Música do 15º Batalhão da Polícia Militar e o encerramento com coleta de sangue.



Já na quinta-feira (26), às 20h, serão finalizadas as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário, na Loja Maçônica Esforço e Trabalho, rua Barão do Rio Branco, 2200, bairro Lagoa Grande, com a entrega de diplomas aos Doadores de Sangue, que fizeram mais de 10 doações no ano de 2009 e Diplomas de Honra ao Mérito aos parceiros da região. Para concluir a programação, um doador de sangue irá recitar um poema escrito por ele sobre a doação de sangue e, em seguida, terá a apresentação do Grupo de Seresta do Conservatório de Música Municipal.



A Fundação Hemominas de Patos de Minas atende 32 cidades da região que engloba uma população de 500 mil pessoas. A unidade fica na rua Major Gote, 1255, Centro. Mais informações (34) 3822-9647 e 3822-9646.







Juiz de Fora



Com o intuito de associar o esporte com a vida, a Fundação Hemominas de Juiz de Fora abre as atividades da Semana Nacional do Doador Voluntário com o campeonato de futsal entre doadores e funcionários, neste sábado (21), às 14h, na quadra do Colégio Santos Anjos, avenida Garibaldi Campinhos, 170 – Vitorino Braga. A ideia é aproximar doadores e funcionários, de modo a incentivar a doação de sangue.



De 23 a 28 de novembro, a agenda inclui diversas atividades. Neste ano, será realizada a primeira mostra de arte com o tema “Renovando a Vida”. A exposição possui artefatos construídos com técnicas que envolvem a reciclagem de materiais. A iniciativa é da funcionária da Fundação, Érika Resende. “O intuito da mostra é fazer com que o doador tenha uma reflexão sobre as questões ambientais, inserindo-o no meio cultural de forma a proporcionar momentos descontraídos em contato com a arte”, diz Érika. A mostra conta também com a participação de profissionais de outras instituições de saúde.



O Hemocentro Regional de Juiz de Fora vai receber a visita de vários artistas, humoristas e esportistas da cidade e região, que irão conhecer o circuito do sangue e terão a oportunidade de fazer a doação. O candidato à doação de sangue que comparecer na unidade no dia 25 de novembro terá lanche especial e momentos de muita descontração.



A unidade acolheu os primeiros doadores em 1987. Com 22 anos de história, atende, hoje, 58 hospitais, de 30 cidades da região. Anualmente, registra cerca de 36 mil candidatos à doação de sangue e os cadastros para doação de medula já ultrapassam os 26 mil. O Hemocentro fica na rua Barão de Cataguases, sem número, Centro. Mais informações: (32) 3257-3113.




Nenhum comentário:

Postar um comentário