Pesquisa Web

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alunos do Poupança Jovem revitalizam Praça em Sabará






A idéia de levar dias melhores à comunidade do bairro Nações Unidas, no município de Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, motivou cerca de 60 alunos da Escola Estadual Professora Angélica Maria de Almeida que participam do Programa Poupança Jovem, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a colocarem a mão na massa nesta quinta-feira (26). Eles se uniram para revitalizar a Praça Luiz Simões, ponto de encontro e local de lazer dos moradores.



“A praça estava sem vida. Estamos mudando essa realidade e vamos ajudar a preservar um ambiente para benefício de todos”, disse a estudante Sarah Camila Pereira, de 15 anos. A revitalização da praça (localizada na rua São Pedro, 37, bairro Nações Unidas) inclui limpeza, pintura e plantio de mudas de flores na praça. O trabalho continua nesta sexta (27), das 8h às 11h.



A ação, chamada pelos estudantes de “Jovens em Construção, Giro na Praça”, foi pensada em um encontro do Giro Jovem, primeira atividade oferecida aos alunos após adesão ao programa. “A revitalização da praça tem caráter comunitário, o que cria nos estudantes um espírito de trabalho coletivo. Essa é uma atividade que incentiva o protagonismo juvenil”, declarou a educadora social do Poupança Jovem em Sabará, Silvana Chaves de Oliveira.



“Muitos dos meus colegas não imaginavam estar aqui. Estou muito feliz por participar dessa ação. Meu sonho é conscientizar as pessoas de que o mundo pode ser melhor. E cuidar dessa praça é um exemplo de que podemos mudar a cabeça das pessoas e dar exemplo de promover benefícios para toda a comunidade”, disse a estudante Layssa Alves de Paula, de 15 anos, uma das idealizadoras do projeto.



As atividades em Sabará começaram na quarta-feira (25), com uma exposição de materiais e de trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos alunos da Escola Estadual Professor Zoroastro Viana Passos.



Poupança Jovem



O Poupança Jovem é destinado aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, residentes em municípios ou regiões que apresentam elevadas taxas de evasão escolar, de violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).



O programa busca o desenvolvimento pessoal e social, visando à permanência na escola, à inserção no mercado de trabalho e à geração de renda. Ao término dos três anos escolares, os jovens recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, a ser sacada após a conclusão do ensino médio. Em contrapartida, exige-se frequência regular nas aulas; bom desempenho escolar; participação em atividades complementares, como aulas de inglês, informática, música, circo, teatro e dança.



O programa é desenvolvido nos seguintes municípios: Ribeirão das Neves, Sabará, Ibirité e Esmeraldas; (RMBH), Governador Valadares (Leste do Estado); Juiz de Fora (Zona da Mata); Montes Claros (Norte de Minas) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Mais 30 mil alunos já são beneficiados e a meta é atender 50 mil jovens até 2010.








Nenhum comentário:

Postar um comentário