Pesquisa Web

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Hemominas faz campanha em centro universitário de BH








O Hemocentro da capital, da Fundação Hemominas, cadastra candidatos à doação de medula óssea, no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), avenida Mário Werneck, 1.685, bairro Buritis, nesta quinta-feira (19), das 8h às 12h.



A expectativa, de acordo com o setor de Coletas Externas do Hemocentro, é a de que cerca de 150 alunos da instituição de ensino sejam cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).



Medula



O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. A doação é um gesto extremamente importante que pode representar a continuidade da vida para pacientes com aplasia de medula e leucemias.



Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (de 5 a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome.



No momento do cadastro, é indispensável a apresentação de documento oficial de identidade válido com foto. Durante a coleta da amostra de sangue, o candidato assina um Termo de Consentimento para que seus dados cadastrais, o resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética sejam incluídos no Redome. Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.



A chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Para aumentar as possibilidades de transplante, é necessário que o número de candidatos à doação cresça no país. Se for encontrado um doador compatível, o mesmo é convidado a fazer, voluntariamente, a doação (o Inca mantém em sigilo a identidade do paciente).



Mais informações:
Fundação Hemominas (31) 3280-7455/3280-7440 e Hemocentro de Belo Horizonte (31) 3248-4518.


Nenhum comentário:

Postar um comentário