Pesquisa Web

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Denúncias de crimes contra idosos crescem 221% em Minas Gerais



Em apenas um mês de lançamento - 22 de outubro a 22 de novembro - da Campanha de Valorização da Pessoa Idosa, o número de denúncias de crimes contra esse público deu um salto de 221%, no comparativo com os 30 dias que antecederam o início da campanha. Foram 90 denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), sendo 28 o número registrado no período anterior.


Já no acumulado deste ano, o crescimento foi de 44%, quando comparado aos dez primeiros meses de 2008: 216, ante 150 denúncias. O serviço, que garante o sigilo do denunciante, é gratuito e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).


Jorge Noronha, coordenador do Disque Direitos Humanos, conta que as ligações continuam com um crescimento impressionante. "O problema já existe e a campanha vem para sensibilizar a população sobre as violações que os idosos sofrem. Além disso, divulga e disponibiliza o serviço para os mineiros," ressaltou.



O crime mais denunciado foi o de maus-tratos familiares. Nessa categoria, após o lançamento da campanha, o crescimento foi de 259%, sendo 17 denúncias nos 30 dias anteriores ao início da campanha e 61 no pós. Já no comparativo dos dez meses, o salto foi de 23%. Foram 128 denúncias de maus-tratos, contra 104.



"Esses números vão ajudar a diagnosticar os tipos de crimes e em quais regiões ocorrem com mais frequência. Isso vai nos dá subsídios para apresentar políticas públicas para combater a violação dos direitos dos idosos, até que possamos mudar essa realidade", declarou o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer.



Campanha de Valorização



A campanha de valorização da pessoa idosa foi lançada pelo Governo de Minas, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), no dia 22 de outubro, com o objetivo de mobilizar a sociedade para os problemas vividos por essa população. A ação é realizada por meio da veiculação de filmes e anúncios pelos veículos de comunicação do Estado.



Em Minas Gerais, vivem 2,8 milhões de idosos, número que corresponde a 14,6% da população do Estado, segundo o IBGE (Censo 2007). Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que 62% dos lares brasileiros são mantidos pelos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário