Pesquisa Web

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Servas e Governo de Minas ampliam Programa Digna Idade

BELO HORIZONTE (09/12/09) - O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) assina nesta quinta-feira (10) convênio com dez instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) que serão atendidas pelo Programa Digna Idade, do Servas e Governo de Minas. O atendimento a essas instituições está sendo viabilizado devido à parceria do Servas e Construtora Mendes Júnior. As instituições beneficiadas ficam na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A assinatura do convênio acontecerá no Servas(avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários, Belo Horizonte), às 14h, e terá a presença da presidente do Servas Andrea Neves, do presidente da Mendes Júnior Murilo Mendes e de representantes das entidades beneficiadas. As necessidades de cada entidade serão avaliadas por técnicos do Servas que definirão as obras e equipamentos. Lançado em 2003, o Digna Idade é um programa do Servas e do Governo de Minas que oferece suporte às instituições que atendem à população idosa do Estado. Com essa parceria, o programa alcança 466 instituições assistidas, em 415 municípios, beneficiando 17.761 idosos. O programa está presente em todas as regiões do Estado e tem como finalidade humanizar o atendimento e garantir melhores condições de vida aos idosos assistidos em instituições de longa permanência.

O programa garante investimento para a estrutura física, aquisição de equipamentos e utensílios nas áreas administrativa e de atendimento aos idosos. As reformas realizadas nas dependências das instituições garantem melhor acessibilidade, conforto e segurança. A aquisição de equipamentos possibilita maior funcionalidade e qualidade no atendimento.
O Digna Idade tem o apoio do Ministério Público e é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). As instituições atendidas são selecionadas por meio do banco de dados do Servas, do Ministério Público e da Sedese. A equipe técnica do Servas visita as entidades, fazendo um diagnóstico específico da necessidade de cada uma, o que vai determinar o tipo de apoio oferecido. Após a intervenção, o Ministério Público faz a avaliação em cada instituição.
Instituições que serão atendidas através de parceria com a Construtora Mendes Júnior
1. Associação As sempre Vivas
2. Lar das Idosas Nossa Senhora da Saúde
3. Associação de Promoção Humana Divina Providência/Lar dos Idosos São José
4. Fundação Oasis/ Projeto Casa da Vovó
5. Associação Cristã Feminina de Belo horizonte – Recanto Feliz São Francisco de Assis
6. Lar das Idosas Santa Gema Galgâni da SSVP
7. Conselho Central de Belo Horizonte da SSVP/Centro de Convivência Paulo Fagundes da Fonseca Penido
8. Conselho Particular da SSVP/Lar de Idosos Santa Tereza e Santa Terezinha
9. Sociedade de Amparo à Pobreza/ Recanto da Saudade
10. Beneficencia Franciscana/ Lar Frei Zacarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário