Postos do Sine têm mais de sete mil vagas de emprego abertas

Os 109 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de todo o Estado estão com 7.328 vagas abertas, boa oportunidade para começar o ano com um lugar reservado no mercado de trabalho. As oportunidades são para ocupações que exigem desde o nível básico até o superior.
O maior número de vagas é para auxiliar de linha de produção e pedreiro, com 320 e 316 vagas abertas respectivamente. Existem demandas também para nutricionista, contador, engenheiro civil, químico, enfermeiro, entre outras. A relação completa está disponível no site do Sine, link pesquisa de vagas.
Desempregada há sete meses e querendo começar 2010 trabalhando, a auxiliar de serviços gerais Ivone Silva Antônio foi ao posto do Sine Floresta, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (6), e saiu com uma carta de encaminhamento. “Sei que na hora da entrevista terão mais pessoas, mas estou confiante e sei que vou conseguir. Caso não consiga, vou voltar ao Sine para tentar novamente outra oportunidade, pois sei que aqui sempre tem vagas disponíveis”, disse.
A coordenadora do Sine Floresta, Mônica Duarte, conta que algumas empresas oferecem mais vagas no início do ano. “Existe uma cultura destes trabalhadores na conquista do emprego devido ao começo de ano. Com certeza, eles ficam mais esperançosos. Além disso, têm empresas que chegam a oferecer cerca de 50 vagas nessa época”, explica. “O atendimento já nos primeiros dias do ano esta ótimo. Nessa segunda-feira (4), foram atendidas mais de 230 pessoas, na terça (5), foram 300. E esses números podem triplicar durante os dias da semana”, completa.
Expectativa
O desejo de Luiz Fernando, morador do bairro União, é conseguir uma vaga no setor de comércio. Ele este no Sine nesta quarta-feira e também foi encaminhado. “A expectativa é entrar o ano com uma vaga no comércio e sei que vou conseguir. Ano novo, vida nova. E no posto do Sine tenho mais chances, pois existem muitas vagas abertas. O atendimento também é muito rápido e de qualidade”, conta.
De acordo com o subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda, Fernando Sette, a expectativa é que a construção civil e serviços contratem um número maior de profissionais neste ano. Por isso, ele ressalta a importância da qualificação profissional. “As empresas cobram cada vez mais profissionais qualificados e por isso é preciso investir na qualificação, por meio do Projeto Usina do Trabalho”, disse.
Sine
Os 109 postos do Sine, coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), prestam serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno das pessoas ao mercado de trabalho.
Além de intermediar mão de obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário