Pesquisa Web

segunda-feira, 8 de março de 2010

Cidade Administrativa já atrai visitantes



Fonte: Jornal Estado de Minas








A nova sede do governo do estado, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, no Bairro Serra Verde, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, inaugurada semana passada, está atraindo os olhares curiosos da população. Afinal de contas, muita gente passou pela MG-010 durante meses e acompanhou as obras passo a passo. Agora, todos querem ver a obra mais importante de Minas Gerais nos últimos anos e conferir mais uma assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer. No domingo, de acordo com militares do Batalhão de Polícia de Guarda, cerca de 300 pessoas foram até o local, mas não conseguiram passear pela cidade.

A entrada principal foi isolada pela Polícia Militar, mas muita gente acabou entrando na contramão e pegando outro acesso da MG-010, que na verdade é a saída. Os policiais permitiram uma observação de longe. Ainda há ferramentas pelo caminho e operários dão os últimos retoques, por isso, todo o cuidado é pouco. Para quem espera uma liberação, más notícias. Segundo a assessoria de comunicação do governo, o local não será aberto à visitação do público. A atividade será restrita aos servidores e familiares, que devem fazer um cadastro e protocolar um pedido no portal da Cidade Administrativa (www.cidadeadministrativa.mg.gov.br).





O construtor Gercino de Moura, de 68 anos, foi com a mulher, Verdiana Francelina de Jesus, de 40, e a filha, Fernanda Moura, de 13, na esperança de conhecer a novidade. “É uma obra fantástica e muito importante para os mineiros. Pensamos que daria para entrar, mas não foi possível. Vamos observar de longe e, quando puder, voltaremos”, disse. O pouco que viu deu para tirar todas as dúvidas de Fernanda: “É muito bonito, muito mais que a Praça dos Três Poderes, em Brasília”.




A nova sede do governo tem cinco edifícios principais – Palácio Tiradentes, dois prédios de secretarias de estado (edifícios Minas e Gerais), Centro de Convivência e Auditório Presidente Juscelino Kubitschek – além de unidades de apoio para equipamentos, estacionamentos e dois lagos que somam 804 mil metros quadrados de área total e mais de 265 mil metros quadrados de área construída.




A economia que a implantação da Cidade Administrativa trará ao estado, anualmente, já chega a R$ 92 milhões, segundo levantamento da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag). A apuração levou em conta os gastos com aluguéis, telefonia, transporte e deslocamento entre órgãos e secretarias, e outros custeios de 2008. A partir de 2010, esses recursos passarão a ser destinados à prestação de serviços diretos à população, como saúde, educação e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário