Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã abre inscrições para jovens
Jovens entre 18 e 29 anos que tiverem interesse em participar do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, poderão se inscrever a partir do próximo dia 3 de maio. O programa pretende atender à 12 mil alunos, de 181 municípios do Norte e Nordeste de Minas.
Os cursos oferecidos são Administração, Serviços Pessoais, Construção e Reparo (pedreiro, eletricista e bombeiro), Telemática, Mecânica (carro e moto), Agroextrativismo e Agronegócio, Gestão Pública e Terceiro Setor (Empreendedorismo Rural), Vestuário, Alimentação, Madeira e Móveis, Turismo e Hospitalidade, Serviços Domésticos, Serviços Pessoais e Esporte e Lazer. Durante o curso, os alunos também recebem noções de ética e cidadania, direito trabalhista, educação ambiental, higiene pessoal e promoção da qualidade de vida, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho, valores humanos e inclusão digital – a título de formação básica.

As inscrições vão até o dia 14 de maio. Para inscrever-se, o jovem deve procurar o Centro de Referência
Conheça o programa
O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã tem como meta promover a qualificação profissional dos jovens, gerando oportunidades de trabalho, ensinando-os uma ocupação. Foi implementado em Minas em 2009, quando qualificou 12 mil alunos, de 195 municípios do Norte e Nordeste do Estado.
São beneficiados pelo programa jovens que integrem famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e que esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental ou médio. Cada curso do Projovem tem carga horária de 350 horas/aula e cada aluno recebe bolsa no valor de R$100,00 (cem reais) mensais, durante os seis meses da qualificação.
O Projovem é uma iniciativa dos governos federal e estadual, através da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), executado pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e conta com a parceria do Instituto Mineiro de Desenvolvimento (IMDC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário