Aécio e Itamar Mantêm Liderança para o Senado
O ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente Itamar Franco (PPS), ambos da coligação "Somos Minas Gerais", seriam eleitos senadores por Minas caso as eleições fossem hoje. Conforme pesquisa Sensus divulgada nesta segunda-feira, o tucano tem 75,7% dos votos agregados, seguido por Itamar que aparece com 44,5%. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), que concorre pela coligação adversária tem 19,9% dos votos. O percentual agregado é a soma dos eleitores que dizem escolher determinado candidato no primeiro ou no segundo voto, já que este ano serão eleitos dois senadores por Estado.
Do total dos entrevistados que afirmaram votar em Aécio, 66,2% disseram que ele á a primeira escolha, e para 9,5% o tucano será a segunda opção. Itamar Franco tem situação inversa: 10,7% dedicam o primeiro voto ao ex-presidente, mas ele é a segunda escolha de 33,8% dos eleitores. Já Pimentel tem 6,1% das intenções do primeiro voto e 13,8% do segundo voto.
O petista também apresenta a maior rejeição entre os três candidatos melhores posicionados. Pela pesquisa, 32,9% dos eleitores não votariam em Pimentel.
Outros Candidatos
Conforme o levantamento, Efraim Moura (PSTU) está em quarto lugar com 4,9%. Com 2,9% aparece Mineirinho (PSOL), seguido por Alfredo (PRB), 1,9%, e Marilda Ribeiro (PSOL), que tem 1,7%. O candidato Zito Vieira (PC do B), colega de chapa de Pimentel, tem 1,5% dos votos. José João da Silva (PSTU) aparece com 1,3%, Rafael Pimenta (PCB) tem 0,9% e Miguel Martini (PHS), 0,6%. A candidatura de Betão, do PCO, foi indeferida nesta terça-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O número de indecisos ou que afirmaram votar em branco/nulo soma 43,5%.
A pesquisa foi feita em 53 cidades mineiras com 1,5 mil eleitores entre os dias 6 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TRE-MG sob o número 59.507/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário