Pesquisa Web

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Morre aos 81 Anos o Senador Mineiro Eliseu Resende





Será velado nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o corpo do senador Eliseu Resende (DEM). O parlamentar morreu na noite deste domingo em São Paulo, aos 81 anos, vítima de uma insuficiência renal. O senador havia sido internado no Instituto do Coração (Incor), na capital paulistana, em 30 de dezembro para exames de rotina, quando os médicos constataram um tumor no intestino. 



Operado oito dias depois, Eliseu Resende vinha apresentando um quadro estável. Submetido a nova cirurgia no dia 24, anteontem apresentou um quadro de insuficiência renal, o que levou à sua morte.



Natural de Oliveira, no Centro-Oeste mineiro, cidade onde deverá ser enterrado, o democrata era formado em engenharia civil, área pela qual se tornou mestre e doutor pela Universidade de Nova York. Foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e ministro dos Transportes de 1979 a 1982, na gestão de João Batista Figueiredo, e da Fazenda em 1993, durante o governo Itamar Franco.


Pesar

Políticos mineiros receberam com tristeza e consternação a notícia da morte do senador que se tornou referência no Legislativo em temas relacionados à energia, transportes e infraestrutura em geral. Depois de decretar luto oficial no estado por três dias, o governador Antonio Anastasia (PSDB) manifestou-se com pesar sobre a perda, considerando a trajetória de Eliseu, pautada pela defesa dos interesses de Minas. 


Também o senador eleito Aécio Neves (PSDB), que participou ativamente da campanha de Eliseu Resende ao Senado Federal nas eleições de 2006, fez questão de frisar a trajetória do democrata. Ao se manifestar em nota oficial sobre a morte do senador, Aécio ainda lamentou o fato de não estar ao lado de Eliseu no Senado, em defesa de reformas políticas, como discutiram tantas vezes nos últimos meses.  

Um comentário:

  1. Grande homem publico que deixa sua marca e deixa também uma eterna saudade em nosso corações.

    Abraços a familia, DEUS seja o conforto bem presente na hora da angustia.

    ResponderExcluir