Acidentes Domésticos com Crianças Aumentam no Período de Férias Escolares
Férias escolares não significa descanso para todos. É nessa época do ano que o índice de acidentes domésticos, envolvendo crianças de até 14 anos, aumenta consideravelmente. Os acidentes ou lesões não intencionais representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No total, mais de 5 mil crianças morrem e cerca de 110 mil são hospitalizadas anualmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde, configurando-se como uma séria questão de saúde pública.
De acordo com a pediatra do Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Marislaine Lumena de Mendonça, nesta época muitas crianças ficam sozinhas e os riscos aumentam. “Como a maioria dos pais trabalha, as crianças muitas vezes não contam com a supervisão de um adulto responsável, o que, com certeza, contribui para a ocorrência de acidentes no lar”, ressaltou.
Estimativas mostram que a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que irá gerar, provavelmente, consequências emocionais, sociais e financeiras à essa família e à sociedade. “Apesar disso, cerca de 90% das ocorrências poderiam se evitadas com a adoção de medidas simples de prevenção”, ressaltou a médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário