Pesquisa Web

terça-feira, 26 de junho de 2012

Crimes Contra Crianças e Idosos são os Mais Denunciados em Minas

Nos primeiros cinco meses deste ano, o Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) recebeu, 1.553 denúncias de crimes de violação dos direitos humanos, uma média mensal de 310 relatos. Criado no ano 2000 pelo Governo de Minas, o serviço recebe ligações de todo o Estado. Os relatos recebidos são encaminhados para os conselhos e delegacias especializadas, em alguns casos, dependendo da gravidade e urgência, até mesmo a Polícia Militar pode ser acionada.

A violência contra crianças e adolescentes continua sendo a mais denunciada. Nesse período foram 963 relatos, dos quais 379 de violência física dentro da própria família e 320 de negligência e abandono.

Os crimes contra idosos também estão entre os mais relatados, ocupa o segundo lugar da lista, foram 442 denúncias de violência, a maioria, 270, de maus-tratos familiares, outras 84 de abandono.

Crimes contra mulheres e pessoas com deficiência também estão entre os mais denunciados nos primeiros cinco meses deste ano.

Todos podem ajudar a combater qualquer violação, sobretudo as sofridas pelos grupos mais vulneráveis como mulheres, idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTs), entre outros. Para que a denúncia seja apurada com mais agilidade e as providências tomadas, o denunciante precisa fornecer informações básicas, como identificação da vítima e do agressor e o endereço completo. O serviço é sigiloso, gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário