Obras
Aécio Neves Visita Obras da Cidade Administrativa
O governador Aécio Neves visitou nesta quarta-feira (4) as obras da Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, que abrigará toda a administração direta do Estado. Cerca de 50% das obras já estão concluídas, e a previsão é que o Palácio do Governo seja inaugurado em dezembro deste ano. As obras do complexo completaram 14 meses em fevereiro e estão com todas as etapas cumpridas conforme o previsto no cronograma.
A Cidade Administrativa é uma ação indutora do desenvolvimento da Região Norte da capital mineira e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com essa ação, uma forte transformação já está acontecendo na área Norte da RMBH, encerrando o processo de empobrecimento da região marcado pela carência de serviços e pelo expressivo crescimento demográfico.
Durante a visita, Aécio Neves assinou o primeiro ato oficial no local onde será o gabinete
“Não se trata apenas da construção de uma nova Cidade Administrativa que vai trazer economia ao Estado, agilidade na prestação do serviço à população. Estamos definindo um novo vetor de desenvolvimento para a capital do Estado, na direção norte, o que é mais adequado.
Não tenho dúvida de que a população do entorno compreende a dimensão dessa obra, com todo o cuidado ambiente. Teremos aqui, talvez, o maior parque ecológico da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, disse o governador. Aécio Neves garantiu que não haverá atraso no cronograma das obras em função da crise econômica internacional. Segundo o governador, o Estado está em condições de manter integralmente o calendário acertado para a obra.
“A nossa idéia é termos, já em dezembro, todo o Palácio integralmente funcionando, todos os prédios estruturalmente prontos, com três a quatro andares também funcionando, com as pessoas trabalhando. E a partir do início do ano, nos primeiros três ou quatro meses, queremos transferir o restante do governo para cá”, afirmou Aécio Neves. Durante a visita, o governador anunciou que encaminhará um projeto de lei à Assembléia Legislativa, alterando o nome da futura sede da administração direta do governo de Centro Administrativo para Cidade Administrativa.
“Estamos fazendo mais uma visita àquilo que agora passaremos a chamar de Cidade Administrativa. Estamos falando de uma cidade maior em população trabalhando do que metade das cidades mineiras, talvez. Devemos ter aqui cerca de 25 a 30 mil servidores, quando a obra estiver totalmente concluída, e cerca 10 a 15 mil cidadãos mineiros que vão acessar os serviços públicos neste local”, afirmou Aécio Neves.
Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e investimento de R$ 948,5 milhões da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), as obras da Cidade Administrativa foram divididas em três lotes e estão sendo executadas por três consórcios. O início da construção foi em dezembro de 2007 e a conclusão está prevista para entre dezembro de 2009 e início de 2010.
O projeto arquitetônico feito por Oscar Niemeyer
Primeiro ato
Durante a visita às obras da Cidade Administrativa, Aécio Neves assinou o primeiro ato oficial no local onde será instalado o gabinete do governador, autorizando a Cemig a construir a subestação de energia que vai alimentar todo o complexo.
“Este é o primeiro ato oficial, obviamente simbólico, do governador do Estado para simbolizar o alcance dessa obra e o estágio no qual ela se encontra hoje”, declarou Aécio Neves.
A Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig), responsável pela condução da construção da Cidade Administrativa, abrirá, na próxima segunda-feira (9), a licitação para a execução do projeto paisagístico no entorno do complexo. Numa área de 6 mil metros quadrados serão plantadas 10 mil árvores de grande porte e 250 mil árvores de médio porte.
“Por recomendação do governador, será feita uma reestruturação de vegetação dessa área, visando no futuro termos aqui uma efetiva área de lazer para a população de Belo Horizonte, com arborização, com lagos, com toda a infra-estrutura necessária para que as pessoas possam usufruir dessa grande obra”, disse o presidente da Codemig, Oswaldo Borges.
Acesso A Codemig também está preparando o processo de licitação para a construção de um túnel, a ser construído abaixo da MG-010, que dará acesso direto à Cidade Administrativa. Segundo o presidente da Codemig, em um prazo de 60 dias o resultado da licitação deverá ser conhecido.
A previsão é que o projeto seja executado em oito meses. Para garantir o acesso dos servidores do Estado e a população que demandar pelos serviços prestados pelo governo, serão instaladas linhas de ônibus diretas do centro da cidade e dos bairros mais populosos, com destino à Cidade Administrativa.
“Todo o planejamento, na verdade, é o de uma cidade, porque teremos que ter até uma prefeitura para gerir todo o planejamento de funcionamento, de acesso a materiais, de demanda de todo o tipo de serviço. Estamos, a partir de uma consultoria internacional que venceu uma licitação feita pelo governo, adotando os métodos que acredito serem os mais modernos, para dar conforto ao servidor que vier trabalhar na Cidade Administrativa”, disse Aécio Neves.
Com a construção da Cidade Administrativa, uma transformação já está ocorrendo na área Norte da RMBH
Nenhum comentário:
Postar um comentário