Pesquisa Web

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Governo de Minas entrega 100 moradias em Bonfinópolis





Cohab


Mais cem famílias mineiras já estão morando em casas próprias construídas pela Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab). Elas são moradoras de Bonfinópolis de Minas, no Noroeste do Estado, e receberam as chaves durante solenidade no último sábado (16), entregues pelo diretor de Desenvolvimento e Construção, José Antônio Cintra, que representou a Companhia e descerrou, ao lado do prefeito municipal Luiz Araújo Ferreira, a placa afixada no marco comemorativo.


Em sua fala, José Antônio Cintra destacou o descortino do governador Aécio Neves, “que não se intimidou diante do déficit habitacional do Estado” e vem realizando, por meio da Cohab, uma vitoriosa política habitacional que já possibilitou a conquista da casa própria a cerca de 18 mil famílias mineiras.


Disse ainda que “empreendimentos habitacionais como esse só são possíveis graças à parceria com os municípios, que precisam cumprir todas as condições estipuladas no convênio que assinam com a Cohab”. Anunciou também que, em decorrência de convênio firmado com a Cemig, “muito em breve todas as 100 casas desse Conjunto Habitacional passarão a contar com o sistema de energia solar, que garante uma redução de até 40% no valor das contas de luz”.


O prefeito de Bonfinópolis de Minas, Luiz Araújo Ferreira, foi enfático ao afirmar que “a construção do Conjunto Habitacional Frei Humberto é uma vitória de nosso povo”. Ele acrescentou que o cumprimento das cláusulas do convênio exigiu muito esforço da administração municipal, “mas conseguimos cumpri-las com a ajuda de todos”. E estendeu o mérito dessa vitória “aos secretários, funcionários municipais e a toda população”.


Também presentes à cerimônia o vice-prefeito de Bonfinópolis de Minas, Gilberto Antônio de Lima; o presidente da Câmara Municipal, cabo Custódio; os prefeitos de Lagoa Grande, José Francelino Dias, e de Riachinho, José Vilmar Silva; e o deputado estadual Almir Paraca, entre outras autoridades.


Investimento e resultados


A construção do Conjunto Habitacional Frei Humberto exigiu investimento de R$ 2.236.957,95, sendo que, desse total, R$ 300 mil correspondem à contrapartida do município, ao qual compete a doação do terreno e a execução de obras de infra-estrutura. Durante essa obra, foram gerados cerca de 130 empregos diretos e indiretos. Com mais este conjunto, agora já somam 17.595 famílias que receberam as chaves da casa própria pelo Lares Geraes – Habitação Popular, programa habitacional do Governo de Minas.


Entre os 100 titulares de financiamento, metade é constituída por mulheres arrimo de família, que recebem pontuação maior no processo de seleção dos candidatos à casa própria, de acordo com critério adotado pela Cohab. No palanque, foram entregues as chaves da casa própria a cinco novos proprietários, chamados para representar os demais titulares de financiamento.


Uma delas é Claumirene Gonçalves de Oliveira, 24 anos, doméstica que tem dois filhos e morava na zona rural, em casa da mãe. Emocionada, ao receber as chaves disse que “ter uma casa própria é um sonho que consegui realizar”. Sueli Pereira Xavier, também doméstica, tem 21 anos e é mãe de uma menina de 5 anos. Acha que a casa própria vai mudar sua vida, pois morava de aluguel “em casas muito ruins, mas agora com esse dinheiro vou pagar a prestação de uma casa que é minha”.


Outra mutuária que recebeu suas chaves no palanque foi Málvia Rosário Ferreira, 18 anos, diarista, que vê nesse fato a conquista de sua independência, inclusive “porque vai ter mais liberdade para criar minha filha”. Os outros mutuários que subiram ao palanque foram Jenerson Costa de Oliveira e José Ronaldo Vieira Bezerra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário