Pesquisa Web

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Brasil e EUA debatem convívio de árvores e rede elétrica


BELO HORIZONTE (27/10/09) - Representantes de concessionárias de energia elétrica do Brasil, Estados Unidos e prefeituras do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte se reúnem, nesta terça (27) e quarta-feira (28), em Belo Horizonte, para debater o convívio com a rede elétrica e a resolução de conflitos de arborização urbana.


O 3º Seminário de Manejo de Vegetação em Sistemas Elétricos é promovido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio do Programa Especial de Manejo Integrado de Árvores e Redes (Premiar), em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), a International Society of Arboriculture (ISA), a Fundação Coge e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Sistema Fiemg).


Segundo o presidente da Sbau e analista ambiental da Cemig, Pedro Mendes Castro, dados operacionais da Cemig mostram que as árvores são a principal causa de interrupção no fornecimento de energia na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo responsáveis por 21% dos desligamentos acidentais ocorridos desde o início do ano.


Essa incidência é ainda maior nos dias de chuvas, quando tem ocorrido dezenas de quedas de árvores, além de queda e interferência de galhos. Programação Nesta terça-feira (27), a experiência das empresas norte-americanas do setor será tema da palestra da engenheira florestal Anne Beard, chefe do Departamento de Gestão de Vegetação da PMN, concessionária de energia do Novo México (Estados Unidos).


O diretor da Fundação de Parques e Jardins do Rio de Janeiro, Flávio Telles, fará palestra sobre o planejamento e gestão de árvores urbanas na capital fluminense, e o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e analista ambiental da Cemig, Pedro Mendes Castro, abordará as perspectivas para o setor no país. Haverá ainda palestras do professor Osmar de Carvalho Bueno, da Unesp Botucatu (SP), e do consultor de meio ambiente John Harris, da empresa norte-americana Earth Advisors.


Na quarta-feira(28), os participantes assistem a minicursos teóricos e práticos, ministrados por Edinilson dos Santos, da prefeitura de Belo Horizonte; Frank Rinn, da Rintech (Alemanha), e John Harris (Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário