Inauguração marca o Dia do Doador de Sangue em Montes Claros

Como parte da programação do Dia Nacional dos Doadores Voluntários de Sangue, a Fundação Hemominas inaugura as obras de sua unidade em Montes Claros na quarta-feira (25), com a presença de autoridades locais e da direção da Fundação Hemominas.
O Hemocentro Regional de Montes Claros foi implantado em 1987 e este ano a unidade passou por uma adequação de suas instalações. A área ampliada possui 191,
A Hemominas de Montes Claros atende 32 unidades de saúde da região. No primeiro semestre de 2009, o hemocentro recebeu cerca de 12 mil candidatos à doação de sangue. Mais de 1.200 pacientes cadastrados portadores de hemoglobinopatias (maior incidência doença falciforme) e coagulopatias (hemofilias) também recebem atendimento da unidade.
Homenagem
A Fundação Hemominas vai homenagear doadores de sangue na solenidade oficial de diplomação desta quarta-feira (25), que será realizada na unidade de Montes Claros. A cerimônia acontece no Automóvel Clube, praça Dr. João Alves, 70, às 19h. A Hemominas promove a homenagem desde 1991 e, desde 2007, iniciou-se o ciclo itinerante do evento. No próximo ano, a solenidade oficial será em Ponte Nova.
Para a presidente da Fundação Hemominas, Anna Bárbara Proietti, a homenagem realizada de forma itinerante “propicia a cada unidade a oportunidade de homenagear seus doadores na solenidade oficial. Nós trabalhamos em rede e, por isso, cada ano vamos fazer a solenidade em uma das nossas unidades”, afirma Anna Bárbara. No total, são 20 unidades de coleta e sangue espalhadas por pontos estratégicos de Minas Gerais.
Receberão diplomas de homenagem 228 doadores da unidade de Montes Claros, entre as categorias bronze, voluntários que realizaram de
Outras unidades
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado, em todo o Brasil, oficialmente no dia 25 de novembro. Na Hemominas, a data já se tornou um marco e o tema deste ano é “Doe Sangue. Compartilhe a vida”. Para comemorar a data, cada unidade reúne os funcionários para preparar uma série de homenagens, com o objetivo de agradecer o doador pelo gesto de solidariedade e cidadania.
As mobilizações, que começam no início do mês de novembro, em comemoração ao dia dos doadores refletem o esforço das unidades da Hemominas pela realização de ações inovadoras e que a cada ano se tornam mais criativas e comprometidas. Atividades que buscam aliar a causa da doação de sangue à cultura, esporte e meio ambiente estão na programação da Fundação Hemominas.
Critérios
Para ser um doador voluntário de sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os dez anos de idade, pesar mais de 50 quilos, não ter doença de Chagas e não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. O candidato à doação também deve apresentar um documento oficial de identidade, com foto e dentro do prazo de validade. O homem pode doar até quatro vezes ao ano, com intervalos de dois meses entre uma doação e outra, e a mulher até três vezes ao ano, com intervalos de três meses entre uma doação e outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário