Pesquisa Web

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Centro Minas Design estimula criatividade de jovens alunos










Interação, proposição de idéias e interesse de aprender vão dando forma aos inúmeros produtos criados na Oficina de Design com Resíduos de Granito, promovido pelo Centro Minas Design (CMD), em parceria com o Sebrae-MG, na comunidade Cruz de Malta, Morro das Pedras. Os jovens participantes do projeto já começam a produzir e dar uma função aos dejetos do material, além de perceber o diferencial do design.



A oficina tem o intuito de criar a consciência de sustentabilidade, utilizando resíduos na geração de produtos mercadologicamente ambientais. Fazem parte desse projeto 15 jovens, três mães da Cruz de Malta, além de um consultor e cinco estagiários de design de produto da Universidade Fumec, que vão desenvolver produtos à base de granito.



Os participantes do projeto, ao final do curso, vão receber certificados de conclusão e vão apresentar os produtos em uma exposição que ocorrerá no dia 11 de dezembro, na própria comunidade.



O Design Social, como também é conhecido, visa melhorar a produção de uma região carente, principalmente jovens, aumentando a qualidade de vida e o bem-estar do ser humano. De acordo com a designer do CMD e coordenadora do projeto, Mônica Bicalho, a oficina já está na fase de desenvolvimento dos produtos. “É agora que os alunos começam a ter noção que um pedacinho de pedra pode ter várias possibilidades e condições de ser um produto”, afirmou.



O jovem participante da Cruz de Malta, Welerson Figueiredo, garante estar gostando da oficina. “Estou aprendendo coisas que nunca fiz e se tiver outra oficina desse tipo eu quero participar”.



A coordenadora da comunidade, Elizabeth de Assis, acredita na iniciativa e considera que o trabalho é uma oportunidade a mais aos jovens. “A ideia da oficina é inovadora, creio que todos aqui vão mudar a sua visão com relação aos resíduos e isso já é uma grande coisa”, declarou.



O workshop tem o apoio do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), da Universidade Fumec e da marmoraria Pirâmide.



Nenhum comentário:

Postar um comentário