Escola de Saúde qualifica técnicos em Saúde Bucal de Minas

Belo Horizonte, Lavras, Várzea da Palma e Juiz de Fora recebem nesta semana o Curso Técnico em Saúde Bucal realizado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). O objetivo é qualificar mais de 1.000 profissionais no Estado para fortalecer o programa Saúde em Casa, do Governo de Minas.
Nesta segunda-feira (16) ocorreram aulas inaugurais do curso em Lavras, Várzea da Palma e Juiz de Fora. Na terça-feira (17), a aula será na capital mineira. A diretora geral da ESP-MG, Tammy Claret Monteiro, enfatiza a importância das ações descentralizadas da Escola. "Hoje, temos mais de 3.600 Equipes de Saúde da Família no Estado. Dessas, apenas cerca de 350 trabalham com saúde bucal na modalidade dois, que tem equipe completa formada por cirurgião-dentista, auxiliar e técnico em saúde bucal. Através de ações descentralizadas, a Escola proporciona suprir a carência desse profissional, o que fortalece o programa estruturador do Estado, Saúde em Casa".
Destinado a servidores e trabalhadores da saúde vinculados ao SUS e outros servidores da saúde vinculados a órgãos públicos conveniados, o curso está estruturado em três módulos: no Módulo I, a construção do conhecimento está voltada para o contexto do trabalho em saúde no SUS; o Módulo II para as competências da qualificação de Auxiliar em Saúde Bucal e, no Módulo III, para as competências da habilitação de Técnico. Segundo a referência técnica do curso pela ESP-MG, Rosângela Cordeiro, “a formação em serviço é uma estratégia que ao mesmo tempo em que possibilita ao aluno aprender a partir dos problemas demandados pela realidade, utiliza-se dos mesmos e os transforma para a melhoria da qualidade do serviço".
Norte
Várzea da Palma foi palco da aula inaugural do Curso Técnico em Saúde Bucal na região Norte. A iniciativa vai qualificar cerca de 40 profissionais de oito municípios que compõem a microrregião de Pirapora. Para o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, Carlos Magalhães, a iniciativa beneficia toda a microrregião. "Não há como crescer na assistência odontológica pública se não houver capacitação e formação de técnicos. Esse curso favorece a criação e o fortalecimento das equipes de saúde bucal do tipo dois", salienta.
O secretário municipal de saúde, Deusdeth de Oliveira Silva, falou da importância da qualificação para o município. "Fico feliz em saber que a Escola, uma instituição de renome nacional, está promovendo esse curso aqui em nossa cidade. Nós já tivemos muitos prejuízos em nossas Equipes de Saúde da Família (ESF) por causa da falta desse profissional em nossa rede", explica. Os municípios beneficiados na região são Buritizeiro, Ibiaí, Jequitaí, Lassance, Pirapora, Ponto Chique, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma.
Sul
O município de Lavras, no Campo das Vertentes, é sede da qualificação na região Sul do Estado. Estão sendo qualificados 42 profissionais de 12 cidades, beneficiando os municípios Cana Verde, Carrancas, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lavras, Luminárias, Nazareno, Nepomuceno, Perdões e Ribeirão Vermelho.
Zona da Mata
A aula inaugural da 2ª turma do Curso Técnico em Saúde Bucal em Juiz de Fora, na Zona da Mata, contou com a presença de secretários municipais de saúde de dez municípios, que participaram da mesa de abertura juntamente com a coordenadora do Núcleo de Gestão Pedagógica da ESP-MG, Patrícia Parreiras, que representou a diretora geral da ESP, Tammy Claret Monteiro, e com o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Juiz de Fora, Cláudio Moisés Lacerda. Durante a solenidade, o diretor da GRS falou sobre a importância do curso e destacou a parceria com a Escola na execução do curso. "O papel da GRS é assessorar os municípios, dando assistência nas políticas de saúde do Estado para que elas sejam efetivadas. Os cursos que a ESP realiza com o nosso apoio são importantes e têm contribuído muito para a qualidade dos serviços. Este, especificamente, será fundamental, pois há muitos municípios que não possuem água fluoretada. Os novos profissionais poderão passar orientações para a população, auxiliando-os", afirma.
Cerca de 80 alunos de 28 municípios são qualificados, sendo que a segunda turma conta com 41 alunos de 15 cidades. Os municípios favorecido na região são Aracitaba, Arantina, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bom Jardim de Minas, Chácara, Chiador, Ewbank da Câmara, Goiana, Guarará, Juiz de Fora, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Santa Bárbara Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes.
Centro
Em Belo Horizonte, a aula inaugural ocorrerá nesta terça-feira (17), às 8 horas, na unidade sede da ESP-MG, avenida Augusto de Lima, 2.061. Serão 65 alunos de 24 municípios divididos em duas turmas. Os municípios beneficiados, além da capital mineira são Belo Vale, Bonfim, Caeté, Contagem, Barão de Cocais, Ibirité, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Piedade dos Gerais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Santa Luzia, Santana do Riacho, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário