Candidatos iniciam 2º etapa da UFMG

Nada de viagens ou badalações. Na disputa por uma das 6,6 mil vagas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), muitos vestibulandos optaram por uma comemoração mais moderada na chegada de 2010. Nos primeiros dias do ano trocaram a ressaca pelos livros. E a causa é justa. De hoje até a outra segunda-feira, 11 de janeiro, eles farão as provas da segunda etapa do vestibular mais concorrido do estado, em Belo Horizonte e Montes Claros, no Norte de Minas. São 16.540 pessoas em busca do sonho de iniciar uma carreira profissional de sucesso. Há ainda 734 treineiros, totalizando 17.274 inscritos.
Na capital, onde 16.307 candidatos disputarão 6.360 vagas, as provas serão aplicadas nos câmpus Pampulha, saúde (Avenida Alfredo Balena, Bairro Santa Efigênia, na Região Leste) e em algumas escolas. Em Montes Claros são 967 vestibulandos distribuídos pelo Instituto de Ciências Agrárias e outras instituições de ensino, em busca de 240 vagas. A disputa na segunda etapa é por 73 cursos. Dois de licenciaturas indígenas ocorreram em fase única.
As amigas Nathalia Lavorato, de 24 anos, e Bárbara Heliodoro, de 18, deixaram de lado o agito do réveillon e priorizaram o vestibular. “Entre a primeira e a segunda etapa há apenas um mês para estudar. É preciso dedicação total e os três dias que antecederam as provas foram fundamentais para esta preparação”, disse Nathalia, que mora no Bairro Palmares, na Região Nordeste de BH, e concorre a uma vaga do curso de letras.
Bárbara até participou de uma festa de ano-novo, mas sem exageros. “Estudei na quinta-feira o dia inteiro, acordei cedo na sexta para fazer a mesma coisa e não poderia faltar à última aula do cursinho, no sábado. Estou muito ansiosa com a chegada do dia da prova”, afirmou. Ela tenta uma vaga no curso de gestão de serviços de saúde e mora em Santa Luzia, na região metropolitana.
Quem também abriu mão das festas badaladas para se dedicar aos estudos foram Bruna Mendes, de 18, que presta vestibular para engenharia de minas, e Gustavo Veiga de Souza, de 17, que luta por uma vaga no curso de engenharia civil. “Fiquei em casa com a família, descansando e dando uma olhada no caderno”, disse Bruna, moradora do Bairro Floresta, na Região Leste da capital. “Nessa hora qualquer sacrifício é válido”, ressaltou Gustavo, que mora na Serra, na Região Centro-Sul.
Antecedência
Para os cursos em que não há testes de habilidade, a segunda etapa começa segunda-feira, quando os vestibulandos farão prova de redação, e vai até quinta-feira, com início às 14h, três horas de duração e sigilo mínimo de duas horas. Os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência.
Nos cursos que exigem habilidade – música bacharelado e licenciatura; dança; teatro; artes visuais; design; design de moda; conservação e restauração de bens culturais móveis; cinema de animação e artes digitais –, as provas serão terça-feira e de quinta a domingo.
Outras 1.840 pessoas vão concorrer a 324 vagas em 48 cursos das modalidades transferência e obtenção de novo título, em Belo Horizonte e Montes Claros, de segunda a sexta-feira. Elas farão prova de redação e específicas para o curso de sua opção. A transferência é destinada ao candidato vindo de outra instituição de ensino superior que deseja concluir a graduação na UFMG. Já a obtenção de novo título é oferecida ao candidato que já tem um curso superior e deseja fazer nova graduação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário