Governo de Minas promove curso de informática para idosos

Para realizar o sonho de descobrir o mundo virtual, a dona de casa Maria Firmino da Cruz, 65 anos, não mede esforços. Moradora do bairro Nacional, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ela levanta às 6h30 e pega o ônibus com destino à Biblioteca Pública de Minas Gerais, onde funciona o Espaço de Convivência Digital para o Idoso, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e do Conselho Estadual do Idoso. Maria é integrante da primeira turma do curso de informática para idosos, que começou no dia primeiro deste mês.
“Desde quando ouvi falar em computador, tive muita vontade de utilizar um. Meu sonho era fazer um curso, mas não tinha condições financeiras para isso. Estou amando o curso e, graças a Deus, tive essa chance. Não sabia nem mexer no mouse. Estou muito animada e tenho a esperança de conseguir um emprego”, declarou.
O curso é realizado na Biblioteca Pública de Minas Gerais (rua da Bahia, 1.148, 3°andar). O Espaço de Convivência Digital para o Idoso foi desenvolvido entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), além do Conselho Estadual do Idoso.
Em tom entusiasmado, Maria Firmino diz que está se sentindo uma menina.“Estou ansiosa porque posso até conversar, pela internet, com minhas filhas que moram longe”, conta.
As atividades têm duração de um mês e capacidade para 40 alunos, divididos em quatro horários diferentes. Os interessados podem ligar para o Conselho do Idoso para deixar o nome na lista de espera. O telefone é (31)3222-9737.
A criação do Espaço de Convivência Digital para Idosos é mais uma ação recente do Governo de Minas voltada para esse segmento social. Em outubro de 2008, foi lançada, em parceria com Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a campanha de valorização da pessoa idosa, com o objetivo de mobilizar a sociedade para os problemas vividos pela população “da melhor idade”. A campanha é realizada por meio da veiculação de filmes e anúncios nos veículos de comunicação do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário