Palácio das Artes tem recital com alunos da rede estadual
A Orquestra Brasileira de Minas Gerais, composta por alunos da Escola Estadual Padre João Botelho e Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, se apresenta, nesta quarta-feira (25), no Grande Teatro do Palácio das Artes. A Orquestra faz parte do projeto TIM Música nas Escolas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e a TIM. No evento, às 20h30, será feita uma homenagem ao Clube da Esquina, com a participação de Toninho Horta, Tavinho Moura e Lô Borges. A entrada é gratuita, mas é necessário tirar, com antecedência, o voucher em uma das lojas TIM Savassi, BH Shopping ou Afonso Pena.
Com 30 alunos participando da Orquestra, a Escola Estadual Padre João Botelho também estudou o Clube da Esquina, nas salas de aula. A diretora Eliane de Oliveira lembra que Toninho Horta foi à escola e contou a trajetória do grupo que faz parte da cultura musical mineira. “Aqui na escola, todo projeto tem foco na produção do conhecimento. Ele vem reforçar esse aspecto. A música trabalha leitura, ritmo e matemática”, destaca a diretora. Há três anos, a escola faz parte do projeto e o envolvimento dos alunos na área de musicalização tem colaborado para um melhor relacionamento interpessoal. Outro ponto positivo do projeto é a possibilidade de um currículo cultural para esses estudantes.
Priscila Luccas Bernardes Gomes, aluna da escola, diz estar ansiosa para a apresentação no Palácio das Artes. “Nossa, eu estou muito ansiosa. Tenho ensaiado muito”, conta a estudante do 9º ano do ensino fundamental que toca trompete. Já Nayane Maluane toca flauta desde o início do projeto, em 2007, e pretende investir na área musical. “Eu penso em trabalhar e fazer faculdade de música”, diz a também aluna do 9º ano do ensino fundamental. A Orquestra Brasileira de Minas Gerais realiza três ensaios por semana no contraturno do horário de aula. São 60 alunos que integram o grupo musical. A regência da orquestra é de Yuri Popoff.
Escola Viva
As instituições de ensino estaduais Padre João Botelho e Engenheiro Francisco Bicalho fazem parte do Escola Viva, Comunidade ativa. O projeto da SEE é voltado para o fortalecimento de escolas em áreas urbanas, com população de vulnerabilidade social e sujeitas a índices expressivos de violência. Com essa ação, as escolas recebem investimentos na infraestrutura física, em recursos didáticos, na segurança e informatização. Outras ações de caráter pedagógico, como aulas de reforço, esportivas e artísticas, também são realizadas pelo Escola Viva, que atualmente atende a 502 escolas da rede estadual de Minas Gerais.
Outras atividades
O TIM Música nas Escolas existe desde 2007 e tem como objetivo possibilitar a crianças e adolescentes o acesso a diferentes modos de aprendizagem e atuação na sociedade, utilizando-se, para isso, da linguagem universal da música. Além da Orquestra Brasileira de Minas Gerais, o projeto desenvolve atividades com o Núcleo de Rádio, Núcleo de Brincadeiras e o Coral de Professores.
Escola Estadual Padre João Botelho
Rua Maria de Lourdes Manso, 81 – Bairro das Indústrias.
Telefone: (31)3383-1908
Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho
Avenida Olinto Meireles, 2632 – Barreiro de Cima
Telefone: (31)3383-6869
Palácio das Artes: avenida Afonso Pena, 1.537 – Belo Horizonte MG. Informações: (31)3236-7400

Nenhum comentário:
Postar um comentário